
O município de Querência-MT foi destaque no Seminário Pré-COP30, realizado em Brasília, que reuniu lideranças políticas, empresariais e diplomáticas para discutir o protagonismo do Brasil na COP30, a ser realizada em 2025, em Belém (PA).
O evento, promovido pelo Governo de Mato Grosso e pelo Instituto PCI, celebrou os 10 anos da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) e contou com a presença do governador Mauro Mendes, da secretária Mauren Lazzaretti, do presidente da FAMATO, Vilmondes Tomain, e do pesquisador Daniel Nepstad.
Querência foi representada pelo secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Gomes Vieira, que também é presidente do Conselho Gestor do Pacto PCI Querência. Ele apresentou os dados que colocam o município entre os líderes nacionais em sustentabilidade: 64% de cobertura vegetal preservada e apenas 30% da área utilizada para produção agrícola.
“Querência está pronta para dialogar com o mundo. Produzimos de forma responsável e queremos transformar os desafios ambientais em novas oportunidades”, destacou Vieira, referindo-se ao trabalho do prefeito Gilmar Wentz na regularização ambiental e desembargo de propriedades.
A apresentação ocorreu diante de representantes das embaixadas do Reino Unido, Noruega e Alemanha, além de fundos e investidores interessados em financiar práticas agrícolas de baixa emissão.
Por Redação | Querência News