DestaqueEducaçãoMato GrossoRibeirão Cascalheira

Ribeirão Cascalheira acata pedido da Defensoria e contrata assistente pedagógica para auxiliar crianças com Down

Secretaria Municipal de Educação efetuou a contratação de uma auxiliar pedagógica para atender duas crianças com Down diariamente, no horário escolar

Na última terça-feira (09/07/24), a Secretaria de Educação de Ribeirão Cascalheira-MT, informou que efetuou a contratação de uma auxiliar de ensino para atender duas crianças, de 7 e 14 anos, com síndrome de Down.

Logo que tomou conhecimento do caso, a defensora pública Amanda Renosto Gennari enviou um ofício à Secretaria Municipal de Educação, no dia 12 de abril, solicitando com urgência a disponibilização de uma assistente pedagógica para auxiliar V.C.G. e M.C.G. no âmbito escolar, visto que a ausência de acompanhamento específico vinha prejudicando o desenvolvimento psicopedagógico dos irmãos.

A família relatou à defensora que os filhos não apresentavam evolução na escola porque não recebiam a atenção necessária para o seu progresso, e as opções dadas pelo poder público incluíam regredir a série escolar ou separar as crianças da rede de educação regular.

“Após tratativas extrajudiciais entre a Defensoria e o Município, incluindo sempre o diálogo com a família, finalmente houve a contratação, no mês de junho do corrente ano, de uma profissional que atende aos referidos alunos por 2 horas, diariamente, no período normal das aulas”, explicou a defensora.

O pedido da Defensoria Pública foi embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.14/2015).

“Graças a Deus, está começando a ficar bom. Antes, só tinha uma professora na sala de aula. Era muito aluno para uma professora só, não tinha tempo de ajudar meus filhos. Agora, a professora auxiliar está ajudando muito”, relatou o pai das crianças.

Defensoria MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios