AgroDestaqueMato Grosso

Imea: recurso do Plano Safra 23/24 é fundamental para se ter um desenho do próximo ciclo

Momento é de cautela, organização e observação diante do aumento dos custos de produção e queda de preços

As expectativas em torno do próximo Plano Safra são muitas e em Mato Grosso o recurso é visto como fundamental para que a temporada 2023/24 tenha seu desenho definido. A pontuação é do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.

Em entrevista ao Mercado & Cia desta quarta-feira (7), o superintendente do Imea frisou que para a safra 2023/24 há uma preocupação em Mato Grosso quanto a queda de preço das commodities e o aumento do custo de produção.

Conforme ele, na safra 2022/23 muitos produtores acabaram trabalhando com recursos próprios, o que pode não se ver na temporada futura diante de tais fatores.

“Preocupação em como vai se desenhar, quais são os recursos destinados e até mesmo se a gente vai ver uma adaptação às vezes pelo próprio perfil do estado, que já fugiu muito dos recursos contratados”.

Organização e cautela

O superintendente do Imea afirma que as palavras de ordem, em especial quanto aos custos de produção, continuam sendo cautela, organização e observação de como anda o mercado.

“A gente tem visto, principalmente, uma pressão de oferta de produto, uma queda drástica nos preços e o produtor muitas vezes se vendo numa situação ruim para negociar a sua produção atual e já começando a ser pressionado pela próxima safra. Então, é organizar, acompanhar as ações de troca direta, acompanhar e ampliar o sistema de gerenciamento que ele tem para não ficar à mercê. É um momento muito difícil, momento complexo que está se desenhando, porque já estamos no calcanhar da próxima safra que começa em setembro”.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios