
Na investigação dos casos notificados de eventos adversos relacionados às vacinas contra covid-19, o Ministério da Saúde concluiu que as 510 milhões de doses aplicadas até março foram responsáveis por 50 mortes.
Ou uma morte a cada 10 milhões de doses. A investigação analisou as 4.458 notificações de pessoas que tiveram evento adverso com “desfecho óbito”. Todas as mortes por conta da vacina foram de adultos.
Dos mortos 28 tomaram AstraZeneca; 17 tomaram Coronavac; 4 tomaram Janssen; 1 tomou Pfizer. Os dados constam em um boletim epidemiológico do Ministério da Saúde publicado no último dia 19.
Como qualquer outro medicamento, não se pode descartar totalmente o risco de ocorrência de evento grave. É importante destacar, no entanto, que estes eventos são muito raros, ocorrendo em média um caso a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando um risco significativamente inferior ao risco de complicações pela própria covid-19.
Boletim do Ministério da Saúde , link do site oficial >>> https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-10/view
Repórter MT e UOL