Na manhã desta terça-feira (08/07/25), o prefeito Gilmar Wentz recebeu em seu gabinete um grupo de lideranças de mulheres indígenas para dialogar sobre o apoio institucional à IV Marcha das Mulheres Indígenas, prevista para ocorrer ainda este ano.
Durante o encontro, foram discutidas pautas relacionadas à organização logística, transporte, segurança e articulação com demais órgãos públicos. As lideranças ressaltaram a importância da marcha como espaço de resistência, visibilidade e fortalecimento da luta pelos direitos dos povos originários, especialmente das mulheres.
O prefeito manifestou apoio à iniciativa e destacou a relevância do movimento:
“Nosso governo reconhece a importância da luta das mulheres indígenas e se coloca à disposição para colaborar dentro das possibilidades do município. Valorizamos o diálogo, o respeito às culturas e a construção de políticas públicas inclusivas”.
Além das representantes indígenas, também participaram do encontro secretários municipais e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos e políticas de igualdade racial e de gênero.
A IV Marcha das Mulheres Indígenas tem como tema central o fortalecimento da voz das mulheres na defesa dos territórios, das tradições e contra todas as formas de violência. O evento deve reunir representantes de diversas etnias de Mato Grosso e de outros estados do país.