Clima TempoDestaqueNotícias

Fim do calorão? Tempestades devem atingir o Brasil a partir desta quinta-feira (28)

Fenômenos meteorológicos vão aumentar a probabilidade de chuva forte em parte do país; regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais atingidas

Após dias de calor intenso, a chuva deve voltar e atingir grande parte do país a partir desta quinta-feira (28/11/24). Há previsão para temporais especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No centro-oeste do Amazonas e em áreas do Tocantins, as tempestades podem superar 100 mm em alguns locais. Na Região Nordeste, a previsão indica uma área de instabilidade no nordeste da Bahia e Sergipe.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas são um dos principais fatores para a formação de nuvens Cumulonimbus, responsável por causar chuva forte, geralmente acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo.

Segundo ele, a mudança no tempo também será causada pela chegada de um cavado, fenômeno formado quando há uma região de baixa pressão, no Centro-Sul, associado a uma frente fria.

“Os dois são sistemas meteorológicos causadores de instabilidade no tempo e, consequentemente, trazem chuva nesta época de primavera”, explica o meteorologista.

Azevedo afirma que as chuvas causadas pelos fenômenos podem superar os 30 mm, além de serem acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento acima de 50 km/h. Com a chegada das tempestades, a tendência é que o calor diminua. Na quinta, a previsão é que a Zona da Mata Mineira registre 36°C, mas a temperatura cairá nos dias seguintes. No domingo (1°), a máxima no estado deve chegar a 30°C.

Ainda segundo a previsão, os temporais em Minas Gerais já devem começar quinta. O Triângulo Mineiro está sob alerta amarelo do Inmet (perigo potencial) de tempestade, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm, acompanhadas de ventos intensos e queda de granizo.

Na região Norte, o calor e alta umidade, associados a áreas de instabilidade, vão provocar chuva até pelo menos até o fim de semana. A previsão é que chova abaixo de 50 mm no Acre, Roraima, sul do Pará e norte do Amapá. No norte do Pará, centro-sul do Amapá e grande parte de Roraima, os acumulados devem ficar abaixo de 20 mm.

No Nordeste, as chuvas podem ficar acima dos 50 mm no nordeste da Bahia e Sergipe até sexta-feira (29). Salvador está sob alerta laranja do Inmet de acumulado de chuva – o que significa que há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste de Pernambuco, terão pancadas de chuva isoladas. O restante da região terá tempo firme.

Na Região Centro-Oeste, a combinação dos fenômenos do cavado, associado a uma frente fria, irá proporcionar chuvas significativas no Mato Grosso e oeste de Goiás, com acumulados previstos acima de 40 mm, podendo atingir os 100 mm em algumas áreas. No Mato Grosso do Sul e centro-leste de Goiás, a precipitação será mais branda, ficando abaixo dos 20 mm.

No Sudeste, há chance de chuva no leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro a partir de sexta. Irá chover principalmente no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes abaixo de 50 mm.

No Sul, haverá chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, com acumulados acima de 50 mm. O deslocamento de um sistema frontal também pode causar tempestades acima dos 100 mm em localidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo da semana.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios