Uma das lideranças de uma facção criminosa investigada na Operação Cartório Central, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (14/01/26), foi presa no Rio de Janeiro (RJ). O cumprimento do mandado de prisão preventiva contou com o apoio da Polícia Civil fluminense.
A prisão foi resultado da troca de informações entre equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), de Mato Grosso, com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) e a 39ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro.
O suspeito é alvo da Operação Cartório Central e tinha mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste, pelos crimes de tráfico de drogas, usura e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Primavera do Leste, o investigado exercia função estratégica dentro da organização criminosa, atuando no setor de agiotagem. Ele era apontado como coordenador financeiro, responsável pela administração de empréstimos ilícitos, cobrança de valores e repasse de recursos da facção no município e região.
Ainda conforme a apuração, o suspeito mantinha parceria com outra integrante do grupo, considerada uma das principais investigadas e identificada como responsável pelo chamado “cartório central” da facção.
As investigações também indicaram o uso de contas bancárias de terceiros para a movimentação financeira e a participação em reuniões internas da organização, o que evidencia sua posição de comando e ligação direta com o núcleo disciplinar e financeiro do grupo criminoso.
Querência News/Letícia Nunes
Informações e vídeo: PJC-MT

















