DestaqueMato GrossoNotíciasPolíciaRio de Janeiro

Liderança de facção é presa no Rio de Janeiro durante a Operação Cartório Central

Uma das lideranças de uma facção criminosa investigada na Operação Cartório Central, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (14/01/26), foi presa no Rio de Janeiro (RJ). O cumprimento do mandado de prisão preventiva contou com o apoio da Polícia Civil fluminense.

A prisão foi resultado da troca de informações entre equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), de Mato Grosso, com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) e a 39ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro.

O suspeito é alvo da Operação Cartório Central e tinha mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste, pelos crimes de tráfico de drogas, usura e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Primavera do Leste, o investigado exercia função estratégica dentro da organização criminosa, atuando no setor de agiotagem. Ele era apontado como coordenador financeiro, responsável pela administração de empréstimos ilícitos, cobrança de valores e repasse de recursos da facção no município e região.

Ainda conforme a apuração, o suspeito mantinha parceria com outra integrante do grupo, considerada uma das principais investigadas e identificada como responsável pelo chamado “cartório central” da facção.

As investigações também indicaram o uso de contas bancárias de terceiros para a movimentação financeira e a participação em reuniões internas da organização, o que evidencia sua posição de comando e ligação direta com o núcleo disciplinar e financeiro do grupo criminoso.

Querência News/Letícia Nunes
Informações e vídeo: PJC-MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios