DestaqueNotíciasPolícia

Mobilidade elétrica: saiba a diferença entre bicicleta elétrica, autopropelidos e ciclomotores

A regulamentação dos veículos de mobilidade elétrica no Brasil passou a contar com regras mais claras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definindo as diferenças entre bicicletas elétricas, equipamentos autopropelidos e ciclomotores, bem como as exigências legais para circulação em vias públicas.

As bicicletas elétricas são equiparadas às bicicletas convencionais. Elas possuem pedais e o motor funciona apenas como assistência ao pedalar, com velocidade limitada a até 32 km/h. Nesses casos, não há exigência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento ou registro.

Já os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes, skates e monociclos elétricos, também não exigem CNH ou emplacamento, desde que respeitem os limites técnicos definidos pela Resolução 996/2023 do Contran, como potência de até 1000 watts e velocidade máxima de 32 km/h. Esses equipamentos devem circular preferencialmente em ciclovias e ciclofaixas.

Quando o veículo ultrapassa a velocidade de 32 km/h ou apresenta características semelhantes às de motocicletas, passa a ser classificado como ciclomotor, sendo considerado veículo automotor. Nessa situação, tornam-se obrigatórios o registro do veículo, emplacamento, licenciamento anual e a habilitação do condutor, que deve possuir CNH categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

A regulamentação tem como objetivo organizar a circulação desses veículos e garantir maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres nas vias urbanas.

Querência News/ Elisa Coelho

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios