
NOTA INFORMATIVA
Querência 18 de Março de 2020.
A Secretaria de Saúde no uso de suas atribuições vem informar por meio do serviço de Vigilância em Saúde que não temos nenhum caso suspeito ou confirmado da Covid-19 até a presente data. Ressaltamos que alguns pacientes estão em quarentena por medidas protetivas e preventivas pelo fato de terem realizado viagens para áreas de transmissão, porém NÃO possuem critérios clínicos que os classifiquem como casos suspeitos.
Face ao exposto a Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde recomendam:
– Pessoas acometidas com síndromes gripais com sintomas de (febre, tosse, coriza, dor no corpo ou muscular, congestão nasal), devem procurar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde (ESF/UBS) se houver necessidades de encaminhamento serão enviados para nossas referências a COVID19.
– Procurar os Hospitais apenas os casos que apresentem sintomatologia de falta de ar. Casos leves devem procurar as UBS e casos graves serão atendidos na rede hospitalar.
– O Hospital Municipal a partir de 16/03/2020 como medida preventiva suspendeu as cirurgias eletivas, conforme recomendação do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
– O uso de máscara é recomendado a profissionais de saúde e pessoas quem apresentem sintomas gripais, independentemente de ser suspeito de COVID-19.
– Conforme DECRETO 01/2020, a Secretaria de Saúde recomenda que evitem evitem aglomerações de pessoas, manter distância de 1m de pessoas tossindo ou espirrando, evitar também ambientes fechados, deve-se manter ambientes arejados com janelas/ portas abertas para manter ventilação, a higienização das mãos com água e sabão por 20 segundos é orientação primordial, e na ausência de água, utilizar álcool gel 70%, evitar contato físico por cumprimento de aperto de mãos, abraços, beijos e contato com fluidos das secreções da oro faringe, ao tossir ou espirrar, não usar as mãos e sim a parte interna do cotovelo ou utilizar lenços de papel, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, bem como talheres, copos, tereré e chimarrão. Evitar contato manual com objetos de grande fluxo (portas, maçanetas, etc).
-Importante esclarecer que a SMS não fornecerá máscara e álcool gel, aleatoriamente a população em geral, apenas aos servidores da saúde e aos pacientes avaliados pelos profissionais de saúde que julgarem necessário o uso da mesma.
– Aos laboratórios, clinicas médicas, academias distanciar em 1 metro os assentos/cadeiras cumprir as recomendações de citadas no item a baixo.
– Comércios em geral, Correios, Igrejas, Bancos e outros segmentos orientamos a não aglomerar um número superior a 50 pessoas, disponibilizar lavatório para lavagem das mãos, não deixar faltar sabonete líquido e papel toalha ou álcool em gel. Aumentar o rigor com a limpeza de áreas comuns como refeitórios e banheiros. Intensificar a limpeza de maçanetas ou equipamentos (Caixas eletrônicos, máquinas de cartão, aparelhos de academia). Recomendamos trabalhar com agendamento ou organização de fluxo a fim de evitar aglomerados principalmente em estabelecimentos que necessitem de alto nível de segurança.
– Adiar viagens desnecessárias.
– Pacientes com histórico de viagem as áreas de transmissão local ou transmissão comunitária que apresentarem os sintomas descritos a baixo devem procurar serviço de saúde preferencialmente UBS.
– Exame relativo ao COVID19 somente poderão ser coletados pela rede SUS caso seja solicitado por médico.
Fonte: Ministério da Saúde

