DestaqueMato GrossoQuerênciaSaúde

NOTA INFORMATIVA -Secretaria Municipal de Saúde de Querência MT

NOTA INFORMATIVA

Querência 18 de Março de 2020.

A Secretaria de Saúde no uso de suas atribuições vem informar por meio do serviço de Vigilância em Saúde que não temos nenhum caso suspeito ou confirmado da Covid-19 até a presente data. Ressaltamos que alguns pacientes estão em quarentena por medidas protetivas e preventivas pelo fato de terem realizado viagens para áreas de transmissão, porém NÃO possuem critérios clínicos que os classifiquem como casos suspeitos.
Face ao exposto a Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde recomendam:
– Pessoas acometidas com síndromes gripais com sintomas de (febre, tosse, coriza, dor no corpo ou muscular, congestão nasal), devem procurar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde (ESF/UBS) se houver necessidades de encaminhamento serão enviados para nossas referências a COVID19.
– Procurar os Hospitais apenas os casos que apresentem sintomatologia de falta de ar. Casos leves devem procurar as UBS e casos graves serão atendidos na rede hospitalar.
– O Hospital Municipal a partir de 16/03/2020 como medida preventiva suspendeu as cirurgias eletivas, conforme recomendação do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
– O uso de máscara é recomendado a profissionais de saúde e pessoas quem apresentem sintomas gripais, independentemente de ser suspeito de COVID-19.

– Conforme DECRETO 01/2020, a Secretaria de Saúde recomenda que evitem evitem aglomerações de pessoas, manter distância de 1m de pessoas tossindo ou espirrando, evitar também ambientes fechados, deve-se manter ambientes arejados com janelas/ portas abertas para manter ventilação, a higienização das mãos com água e sabão por 20 segundos é orientação primordial, e na ausência de água, utilizar álcool gel 70%, evitar contato físico por cumprimento de aperto de mãos, abraços, beijos e contato com fluidos das secreções da oro faringe, ao tossir ou espirrar, não usar as mãos e sim a parte interna do cotovelo ou utilizar lenços de papel, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, bem como talheres, copos, tereré e chimarrão. Evitar contato manual com objetos de grande fluxo (portas, maçanetas, etc).

-Importante esclarecer que a SMS não fornecerá máscara e álcool gel, aleatoriamente a população em geral, apenas aos servidores da saúde e aos pacientes avaliados pelos profissionais de saúde que julgarem necessário o uso da mesma.
– Aos laboratórios, clinicas médicas, academias distanciar em 1 metro os assentos/cadeiras cumprir as recomendações de citadas no item a baixo.
– Comércios em geral, Correios, Igrejas, Bancos e outros segmentos orientamos a não aglomerar um número superior a 50 pessoas, disponibilizar lavatório para lavagem das mãos, não deixar faltar sabonete líquido e papel toalha ou álcool em gel. Aumentar o rigor com a limpeza de áreas comuns como refeitórios e banheiros. Intensificar a limpeza de maçanetas ou equipamentos (Caixas eletrônicos, máquinas de cartão, aparelhos de academia). Recomendamos trabalhar com agendamento ou organização de fluxo a fim de evitar aglomerados principalmente em estabelecimentos que necessitem de alto nível de segurança.
– Adiar viagens desnecessárias.
– Pacientes com histórico de viagem as áreas de transmissão local ou transmissão comunitária que apresentarem os sintomas descritos a baixo devem procurar serviço de saúde preferencialmente UBS.
– Exame relativo ao COVID19 somente poderão ser coletados pela rede SUS caso seja solicitado por médico.

Fonte: Ministério da Saúde

       
Prefeitura Municipal de Querência MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios