DestaqueMato GrossoRondonópolisSaúde

Sobem para 58 casos confirmados de varíola dos macacos em MT; 35 em Cuiabá

O novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) mostra aumento de 12 casos no estado

Mato Grosso registrou aumento de casos confirmados de Varíola dos Macacos, a “monkeypox”, em novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado nesta sexta-feira (16/09/22). Há 12 novos casos da doença confirmados. Com isso, o número de infectados sobe para 58. Ao todo, são 140 casos notificados em todo o estado.

A maioria dos casos confirmados fica na capital, que já possui 35 notificações. Em Várzea Grande (5 km), são 8 confirmados.

Ainda de acordo com o boletim, Tangará da Serra apresenta 4 casos confirmados, enquanto Campo Novo do Parecis registra 3. Já em Barra do Garças, são 2 casos confirmados. Araputanga, Cáceres, Campo Verde, Nova Xavantina, Sorriso, Rondonópolis possuem 1 caso confirmado em cada município.

Transmissão

Destaca-se que a doença é transmitida através de relação sexual e quando há contato com o vírus, sendo através de animal doente, materiais ou humanos contaminados. No último caso, a transmissão acontece através de secreções respiratórias (gotículas), lesão na pele (mesmo que não seja visível), uso de objetos recentemente contaminados e através de fluidos corporais e secreções das membranas mucosas (olhos, nariz ou boca).

Os sintomas da doença vão muito além das erupções ou lesões na pele. Sendo febre, linfonodos inchados (ínguas), dores de cabeça e no corpo, fraqueza e calafrios alguns dos sintomas recorrentes. Uma vez apresentando algum dos sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico e informar se teve contato com animal, humano doente, material contaminado ou viagem para o exterior recentemente.

Importante ressaltar que animais sadios não transmitem a doença.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios