Um objeto não identificado, possivelmente um meteorito ou lixo espacial, caiu em uma propriedade rural no município de Tabuleiro, na Zona da Mata de Minas Gerais, na manhã do último sábado (02/08/25). O impacto surpreendeu os moradores e causou um estrondo que assustou os animais da fazenda.
O episódio foi registrado por uma câmera de segurança instalada no local. Nas imagens, é possível ver telhas se movimentando e um redemoinho de poeira se formando dentro do curral. Os animais que estavam próximos se assustam com o barulho, enquanto fragmentos escuros aparecem no chão após a queda.
Segundo relatos de Ramires Lopes, sobrinha da proprietária do terreno, a fazenda está localizada em uma área isolada, sem vizinhos próximos, o que reforça a suspeita de que o material tenha vindo do espaço. “Eles não são pesados. Pedi para minha tia aproximar um ímã, mas não teve atração. Um deles é bem escuro e parece que até entrou em combustão. O local da queda também ficou branco no chão, logo depois da queda”, contou.
Os fragmentos recolhidos serão encaminhados para análise científica em Juiz de Fora (MG). A avaliação ficará a cargo da professora e pesquisadora Maria Elizabeth Zucolotto, uma das maiores especialistas brasileiras em meteoritos e curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional da UFRJ.
A especialista irá verificar se os materiais são de origem extraterrestre ou se podem ser classificados como lixo espacial ,detritos resultantes de satélites ou equipamentos enviados ao espaço e que reentram na atmosfera.
Casos como esse são raros, mas vêm ganhando mais atenção com o aumento da vigilância por câmeras e o compartilhamento rápido de informações. A comunidade científica acompanha com interesse a análise dos fragmentos para confirmação da origem e possíveis contribuições ao estudo de corpos celestes.
Querência News/ Letícia Nunes
Informações: Estado de Minas