DestaqueMato GrossoNotíciasPolíciaRibeirão Cascalheira

Polícia Civil e Bombeiros apreendem carvão vegetal e gás de cozinha em Ribeirão Cascalheira

Operação Brasa Fria confiscou produtos vendidos sem licença ambiental e/ou armazenados de forma irregular

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Ribeirão Cascalheira, em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina, deflagrou na manhã desta quarta-feira (12/03/25) a Operação Brasa Fria, com foco no combate a crimes ambientais e ao armazenamento irregular de produtos inflamáveis.

Durante a ação, aproximadamente 400 sacos de carvão vegetal foram apreendidos por estarem sendo comercializados sem a devida licença ambiental. Cinco pessoas foram autuadas e responderão a Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) com base no artigo 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que tipifica o crime de adquirir, vender, transportar ou armazenar produtos de origem vegetal sem a devida autorização legal.

Além disso, a operação também resultou na apreensão de 49 botijões de gás de cozinha que estavam sendo comercializados e armazenados de forma irregular, colocando em risco a segurança da população local. Foram lavrados cinco TCOs referentes ao crime ambiental e quatro inquéritos instaurados por portaria com base no artigo 1º da Lei 8.176/91, que criminaliza a aquisição, distribuição e revenda de derivados de petróleo, gás natural e combustíveis em desacordo com as normas legais.

O delegado titular Diogo Jobane Neto, coordenador da operação, destacou a importância da ação integrada entre as forças de segurança pública para coibir crimes ambientais e garantir a segurança da população. “Nosso objetivo é combater a exploração ilegal de recursos naturais e garantir a segurança da população”, afirmou.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes. O material apreendido será destinado às autoridades competentes para as providências cabíveis.

 

PJC -MT/ Água Boa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios