BrasilClima TempoDestaqueNotícias

Previsão do tempo – Fim de semana deve ser mais quente

De acordo com a Somar Meteorologia, com isso, as manhãs no Centro-Sul tendem a ser menos geladas do que em dias anteriores

Previsão do tempo para sábado, 15/05/21

Sul

Sem novidades, o fim de semana começa com tempo firme e ensolarado. O frio continua pela manhã, mas com temperaturas maiores se comparadas com o dia anterior, e ressalta-se que ainda tem previsão de geadas na região da serra gaúcha e catarinense. Durante a tarde o sol aparece, mas a sensação térmica continua baixa. Por fim, chuva apenas no leste do Paraná.

Sudeste

Áreas de instabilidade associadas a um cavado ajudam a aumentar a quantidade de nuvens no Sudeste. Há previsão de chuvas rápidas e isoladas no sul de Minas Gerais, Vale do Paraíba, litoral paulista, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e se aproxima até da região de Campinas, mas ressaltando, chuva muitas vezes em forma de garoa rápida acompanhada de céu encoberto.

Demais áreas da região com tempo firme e temperaturas amenas entre o leste paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Centro-Oeste

No sábado, o tempo firme segue predominando em todo o Centro-Oeste. Em Mato Grosso a massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas de chuva e o predomínio será de sol em toda a região com variações de nebulosidade.

O dia ainda será de grande em amplitude térmica, com manhã de temperaturas mais amenas, principalmente em Mato Grosso do Sul, e tarde mais quente nos três estados e no Distrito Federal. Nas horas mais quentes do dia, há previsão de queda acentuada da umidade relativa do ar que volta a atingir níveis críticos.

Nordeste

A chuva diminui no litoral leste nordestino. Mas os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa ainda favorecem a formação de nuvens de chuva, que podem vir na forma de pancadas. Os maiores volumes ainda podem ocorrer no leste de Pernambuco, onde o dia terá predomínio de tempo nublado.

No Maranhão e litoral do Piauí o sábado também será com grande variação de nebulosidade, pela tarde e chuva forte, com acumulados expressivos ao longo do dia. As instabilidades estão associadas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Já no interior do Nordeste o tempo firme predomina com baixa umidade do ar e temperaturas mais elevadas.

Norte

Mais uma vez a chuva predomina no centro e no norte da região, com destaque para as capitais Belém e Macapá. Por outro lado, a umidade relativa do ar cai bastante no período da tarde entre Rondônia e Tocantins e as temperaturas seguem elevadas.

Grande parte do Tocantins terá um dia de grande amplitude térmica, com temperaturas mais agradáveis pela manhã e tarde bem quente.

Previsão do tempo para domingo, 16/05/21

Sul

O fim de semana segue com temperaturas em gradual elevação pelo Sul do Brasil. A massa de ar polar que atua na metade sul está perdendo força e por isso as temperaturas vão ficando cada vez mais altas, tanto no amanhecer quanto no período da tarde. Porém, ressalta a possibilidade de geada ainda na serra catarinense.

O domingo será de sol entre poucas nuvens nos três estados da região. Apenas no litoral do Paraná é que pode chover de forma isolada por causa de uma circulação de ventos do oceano.

Sudeste

No domingo, a entrada de umidade vinda do oceano e a formação de uma baixa pressão atmosférica no leste entre o Paraná e São Paulo gera condições de chuvas rápidas e passageiras no sul de Minas, Vale do Paraíba, Médio Paraíba e céu encoberto sobre o litoral paulista.

A amplitude térmica segue alta no interior de São Paulo e partes de Minas Gerais, já que pela manhã o friozinho se mantém e à tarde, as temperaturas ficam altas, o que favorece a queda acentuada na umidade relativa do ar.

Centro-Oeste

Sem grandes mudanças no tempo em todo Centro-Oeste. As temperaturas entram em gradativa elevação, mas ainda continuam mais agradáveis pela manhã. A massa de ar seco que impede a formação de nuvens carregadas de chuva favorece o tempo firme e maior predomínio de sol na região, o que eleva as temperaturas pela tarde. Dessa forma o dia será de grande amplitude térmica e baixa umidade do ar.

No sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas serão mais agradáveis, com sensação de friozinho pela manhã.

Nordeste

Não há grandes mudanças no tempo da região Nordeste. Chove forte e de maneira volumosa no leste de Pernambuco, onde não se descarta risco para transtornos pontuais, devido ao solo já encharcado.

A chuva perde intensidade no litoral norte da região, mas ainda continua volumosa em áreas entre o Ceará e o Maranhão devido ao calor e a alta disponibilidade de umidade.

Nas demais áreas, tempo firme com elevadas temperaturas pela tarde. Nas horas mais quentes do dia, há previsão de queda acentuada da umidade relativa do ar que pode atingir níveis críticos, principalmente no oeste da Bahia.

Norte

A chuva ganha ainda mais força entre o Amapá e norte do Pará. No Amazonas e em Roraima, também há previsão de chuva volumosa devido a instabilidades tropicais. Já em Rondônia, metade sul do Pará e no Tocantins, o dia será com predomínio de sol, baixa umidade do ar e temperaturas elevadas.

 

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios