BrasilClima TempoDestaque

Previsão do tempo indica muita chuva e até granizo nesta terça-feira

De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações voltam a áreas do norte de Mato Grosso e Goiás

Sul

A terça-feira será mais um dia de tempo instável, por causa da circulação de ventos em diferentes níveis da troposfera e um corredor de umidade da Amazônia. Assim, mesmo que haja aberturas de sol e calor em boa parte do dia, formam-se nuvens carregadas, que levam pancadas de chuva com trovoadas aos três estados.

A chuva pode vir forte, inclusive com ventos moderados a fortes e eventual queda de granizo, em todas as áreas, mas especialmente no Paraná. Os maiores acumulados são esperados numa faixa desde a serra gaúcha até o planalto norte de Santa Catarina. O solo encharcado dos dias anteriores pode potencializar transtornos em áreas de risco.

Sudeste

A área preferencial para chuva se concentra em São Paulo, com destaque para os municípios que fazem divisa com o Paraná, além do sul de Minas e Triângulo Mineiro. Isso acontece por causa do corredor de umidade da Amazônia sobre o território paulista e áreas de instabilidade tropicais. Não se descarta chuva forte com trovoadas e até granizo pontual, mas de forma passageira. Chove também de forma isolada e com menor volume acumulado sobre o Espírito Santo por causa da umidade do mar.

Em outras áreas do Sudeste, as instabilidades vão perdendo força, o tempo fica firme e seco e as temperaturas se elevam um pouco mais.

Entre São Paulo e o Rio de Janeiro, os ventos sopram com rajadas entre 50 e 60 km/h.

Centro-Oeste

Volta a chover de forma generalizada em Mato Grosso, com destaque para municípios mais próximos ao Pará, e também sobre o norte goiano. Nessas áreas, o tempo fica fechado e com chuva a qualquer hora do dia, além de temperaturas mais amenas.

No pantanal de Mato Grosso do Sul, o sol predomina em grande parte do dia e deixa a tarde bastante quente, mas uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai consegue organizar ainda pancadas de chuva com trovoadas até o fim do dia também nessa área. Além disso tem ventos moderados a fortes nesse estado.

Nordeste

Atenção aos volumes de chuva mais expressivos no centro e sul do Maranhão, centro do Piauí e sul do Ceará, além da costa leste nordestina entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia. Isso acontece por causa da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis (VCAN).

Por outro lado, na Bahia as instabilidades começam a diminuir e o tempo já consegue ficar firme, seco e ensolarado em grande parte do sul, centro e norte do estado, onde há maior amplitude térmica.

Norte

A Alta da Bolívia e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), junto com um corredor de umidade da Amazônia, seguem deixando o tempo instável em toda a região. A chuva é abrangente, com destaque para o Amazonas e o Pará. Entre o sul do Pará e o Tocantins, o tempo fica bastante fechado e com chuva a qualquer hora do dia, além de elevados volumes acumulados.

 

Canal Rural com Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios