DestaqueMato GrossoProdutor Rural

Safra 2022/2023 acende alerta vermelho para logística e armazenagem de grãos em MT

Enquanto a safra recorde de grãos em Mato Grosso deve chegar a quase 100 milhões de toneladas, o problema do déficit de armazenagem já deixou o sinal amarelo e avançou para o vermelho. A capacidade de armazenagem para a safra atual está em 44,78 milhões de toneladas, aumento de 8,80% ante o ciclo 2021/22, em função disso, o déficit de armazenagem está projetado em 64,09 milhões de toneladas, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea).

Contudo, apenas algumas soluções pontuais têm sido realizadas pelo setor produtivo, embora exija olhar estatal por uma questão de segurança alimentar. Isso é o que aponta o CEO da SIM Consult, João Augusto Birkhan.

Uma delas partiu da própria pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) por meio do programa Armazena MT, com intuito de fomentar a construção de armazéns e desburocratizar o acesso ao crédito para o agricultor.

Outra solução é da SIM Consult. A empresa deve lançar um aplicativo para facilitar a troca de produtos (soja e milho) evitando o contrafluxo nas estradas, que colaborará com a logística de escoamento propiciando redução de custos.

“Não são soluções resolutivas e sim que amenizam parte do atual problema. Ainda assim é preciso um olhar mais atento do Governo Federal e Estadual para sanar essas deficiências. Mato Grosso tem elevado anualmente sua produção de soja e milho, contribuindo desta forma, para o aumento das exportações destes produtos, principalmente para a China”, destacou.

Ao fazer um retrospecto sobre os problemas na safra 23/24, Birkhan destaca que não dá mais para pensar somente em aumentos de área, produção e produtividade.

“Temos que nos preocupar a resolver urgentemente as deficiências de logística, armazenagem e transporte dos produtos. No início da colheita as águas das chuvas que atingiram as principais regiões produtoras do Estado criaram um acúmulo e concentrou o volume da colheita, congestionando as rodovias e portos, com grandes problemas com o carregamento dos navios. Essa adversidade refletiu na desvalorização do valor do prêmio – que é o valor que corrige os valores negociados nas Bolsas de futuros, como a Bolsa de Chicago, para o valor das negociações do produto físico. Temos que levar a questão de armazenagem como ações de Estado”.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios