DestaqueMato Grosso

Semana ENEF: Sicredi lança jogo no metaverso voltado à educação financeira de crianças e de adolescentes

Instituição financeira cooperativa realizará ações em todo o país para conscientizar sobre como ter uma vida financeira sustentável entre 15 e 21 de maio

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todas as regiões do Brasil, promove diversas ações durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A programação acontece entre 15 e 21 de maio e tem como tema central “Resiliência Financeira”. Durante o evento, será lançado o universo do Sicredi no Roblox, jogo no metaverso que visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com crianças e adolescentes. A aplicação foi desenvolvida pelo Lab de Inovação do Sicredi.

O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, investir e guardar o dinheiro de brincadeira, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo. O objetivo é promover uma cultura financeira mais consciente e responsável desde a infância, sendo que o jogo pode ser acessado em www.roblox.com/games/9847207807/Universo-S902.

Durante a Semana ENEF, o Sicredi também intensifica a divulgação da sua campanha “Educação financeira não é sorte, é conhecimento”, que demonstra a importância de conhecer sobre o tema. O público em geral pode acessar a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco. O conteúdo pode ser acessado em www.sicredi.com.br/site/napontadolapis.

Além disso, a instituição promove, por meio das suas 105 cooperativas, ações locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade e o contexto das regiões onde atua. “A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)

Durante a Semana ENEF, o Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Desde 2018, o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções também promovem, em parceria, diversas ações voltadas ao tema, como a distribuição de gibis da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”.

Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida. No Hospital Veterinário localizado no parque, por exemplo, as crianças têm a chance de aprender sobre os custos relacionados aos cuidados com os animais de estimação enquanto se divertem assumindo o papel de assistentes de veterinário. Essa experiência prática permite que o público infantil entenda a importância de planejar e gerenciar os gastos necessários para cuidar dos seus amigos de quatro patas.

Outra novidade é o quiz sobre educação financeira, que estará disponível em totens distribuídos estrategicamente pelo parque. Os participantes poderão testar seus conhecimentos respondendo a perguntas sobre educação financeira de forma interativa e dinâmica. Ainda, ao concluir o quiz, os visitantes serão presenteados com um gibi exclusivo da Turma da Mônica, elaborado em parceria com o Sicredi. Essas histórias em quadrinhos divertidas e educativas reforçam os conceitos aprendidos durante a visita à Vila, ajudando a fixar o conhecimento financeiro de forma simples e divertida.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

 

Logo Sicredi

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios