DestaqueMato GrossoPolícia

Vinte e quatro autores de assassinatos de mulheres em MT foram presos no primeiro semestre

Análise aponta que 50% dos autores têm registros criminais anteriores

O levantamento “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, produzido pela Polícia Civil de Mato Grosso traz também um perfil de quem cometeu os crimes de homicídio e feminicídio no primeiro semestre deste ano. Entre os 45 autores dos homicídios de mulheres, identificados em 58% dos inquéritos policiais já concluídos, 24 foram presos em flagrante ou por mandados judiciais e, desses, 22 têm registros criminais, dois foram mortos e um cometeu suicídio. Os demais casos seguem em investigação.

Os autores com registros criminais anteriores respondem por delitos como tráfico, homicídio tentado e consumado, injúria, difamação, ameaça, lesão corporal, violência psicológica, roubo, porte de arma, furto, estelionato e dano. Os números apontam ainda que 80% dos autores dos homicídios de mulheres e meninas no estado têm entre 18 e 39 anos.

O relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil elenca os homicídios de mulheres registrados no estado com base em dados dos boletins de ocorrência e peças investigativas. A análise detalha ainda o local dos homicídios e meio empregado, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, índice de resolução e prisões e os efeitos da violência contra mulheres.

Mato Grosso registrou no primeiro semestre deste ano 43 mortes de mulheres e meninas, sendo 18 delas classificadas como crimes de feminicídio. Em relação ao mesmo período do ano passado, as ocorrências tiveram redução de 16% nos homicídios de mulheres em geral e de 22% nos feminicídios.

Autores identificados

Em relação aos crimes caracterizados como feminicídios, quando as vítimas são mortas em decorrência da violência de gênero, violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina, 100% dos inquéritos instaurados no primeiro semestre deste ano foram concluídos com a identificação dos autores. “Pela natureza, parte dos feminicídios tem a autoria elucidada ainda no local do fato, quando em decorrência da violência doméstica, em que o autor geralmente é o companheiro, namorado, ex-parceiro ou familiar”, destaca o setor de Inteligência Estratégica.

Nove vítimas de homicídios neste ano tinham registrado boletins de ocorrências contra os autores. Em 72% das mortes, os crimes ocorreram dentro de casa e armas de fogo foram empregadas em 68% dos homicídios.

PJC-MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios