DestaqueGoiásMato GrossoNaturezaNotícias

Onde nasce o Rio Araguaia?

Ao lado da nascente, o biólogo Leandro Silveira, diretor do Instituto Onça-Pintada (IOP), compartilhou um vídeo explicando o ponto exato onde nasce o Rio Araguaia. No vídeo, Leandro mostra a nascente do Rio, localizada na Serra do Caiapó, próximo à cidade de Mineiros, na divisa entre Goiás e Mato Grosso. O vídeo viralizou nas redes sociais em 2024 e voltou neste mês de março de 2025. https://www.instagram.com/reel/DHOh65vJ8ih/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

O biólogo destaca que o rio é responsável pelo maior corredor ecológico do Brasil, essencial para a preservação da onça-pintada. No vídeo, ele ainda ressalta a riqueza natural do Centro-Oeste brasileiro: “Ao longo desse rio aqui, a gente tem muita riqueza nesse centro-oeste brasileiro. Ele não só liga os dois maiores biomas, cerrado com Amazônia, mas também é fonte de vida, cultura, lazer, prosperidade para muita gente”, comenta.

Suas águas são essenciais para o abastecimento das populações ribeirinhas e de municípios próximos. Contribui para a economia, com o desenvolvimento do turismo (ilhas de areia) e fornecimento de água para a produção local, e também para a navegação e transporte.

O Rio Araguaia percorre quase 3 mil quilômetros, atravessando 119 municípios e sustentando mais de 4 milhões de pessoas. É o segundo rio mais importante da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. Abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

No vídeo, o biólogo demonstra o trajeto que uma folha faria se colocada na nascente: “Se eu pegar uma folhinha, mais ou menos 30 dias ela vai cair no mar, vai passar pelo estado de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão e no final vai cair lá no Pará, perto do rio Amazonas, lá na ilha do Marajó.”

Abriga centenas de espécies de peixes e uma grande biodiversidade de flora e fauna, banhando dois grandes biomas brasileiros: o Cerrado e a Amazônia.

 

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios