DestaqueMato GrossoNotíciasQueimadasSaúde

É TEMPO DE PROTEGER! Está proibido o uso do fogo no Pantanal

A partir  desta terça-feira  1º de julho, a proibição se estenderá à Amazônia e ao Cerrado, com o objetivo de proteger esses biomas de incêndios florestais. A medida, que visa evitar grandes proporções de incêndios, especialmente durante o período de estiagem, é uma ação preventiva para garantir a preservação ambiental e evitar prejuízos ao meio ambiente e à população, segundo o governo de Mato Grosso. 

Prazos e Regiões:
  • Pantanal: Proibição do uso do fogo desde 1º de junho até 31 de dezembro. 
  • Amazônia e Cerrado: Proibição do uso do fogo a partir de 1º de julho. 
Objetivos da Proibição:
  • Prevenir e combater incêndios florestais, especialmente em períodos de estiagem, quando as condições climáticas favorecem a propagação das chamas. 
  • Proteger os biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, evitando danos ambientais e econômicos causados por queimadas. 
  • Preservar a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas. 
Outras Informações:
  • A proibição inclui o uso do fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, com exceção de casos específicos de atividades supervisionadas por órgãos públicos. 
  • O descumprimento da proibição pode resultar em multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal. 
  • O Governo de Mato Grosso está reforçando a fiscalização e investindo em ações de combate a incêndios. 

A Sala de Situação será o centro operacional estratégico durante toda a temporada, garantindo ações rápidas e coordenadas, com apoio de bombeiros, brigadistas, Defesa Civil, Sinfra e setor produtivo.

Mais de R$ 125 milhões foram destinados pelo GovMT, só neste ano, para ações de prevenção, combate e estruturação.

Denuncie queimadas ilegais: 193/190 ou 197. Cuidar é proteger o futuro.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios