BrasilClima TempoDestaque

Confira a previsão do tempo em todo o Brasil

Previsão do tempo aponta para queda de granizo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Segunda-feira, 25

Sul

O calor ainda deve atingir a região Sul por causa de ventos que sopram do quadrante norte, mas um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico ajuda a manter as instabilidades sobre os três estados da Região. A chuva vem em forma de pancadas com trovoadas, queda de granizo eventual e ventos moderados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Atenção com os volumes de chuva mais expressivos no oeste e sul do Paraná, norte e leste do Rio Grande do Sul e toda Santa Catarina.

Por causa do solo encharcado das chuvas dos dias anteriores, o risco para transtornos como alagamentos ainda segue alto.

Sudeste

Nesta segunda, a meteorologia indica que o tempo fica seco em áreas mais restritas ao norte de Minas Gerais. O calor da tarde e ventos que sopram em níveis mais altos da troposfera, ajudam a formar pancadas de chuva isoladas com trovoadas e ventos moderados até o fim do dia em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas, inclusive retornando a Belo Horizonte.

Além disso, não estão descartados temporais localizados com eventual granizo. Como não tem um sistema muito organizado, como uma frente fria, a chuva atinge uma ou outra cidade.

Centro-Oeste

Um conjunto de sistemas ajuda a organizar nuvens carregadas e pancadas de chuva com trovoadas em todo o Centro-Oeste. A chuva, apesar de bem localizada, acontece em áreas do leste de Goiás e do Distrito Federal. Pontualmente se esperam temporais, inclusive com eventual granizo. Ainda tem previsão de ventos moderados entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A previsão do tempo mostra que a semana começa com tempo aberto e ensolarado no centro e norte da Bahia e numa área entre o sul do Piauí e o sertão de Pernambuco. Por outro lado, a chuva se espalha para outras áreas do Nordeste. Na faixa leste, a chuva vem mais no fim do dia de forma passageira. Já entre o oeste da Bahia até o norte do Maranhão tem previsão de chuva pontualmente mais forte com trovoadas, após uma tarde de calor.

Norte

Na segunda-feira, novamente a chuva volta a se espalhar por todo o Tocantins, por causa do reposicionamento de uma massa de ar seco que atua no Nordeste. Assim, chove em forma de pancadas com trovoadas em todo o Norte. Destaque para a chuva mais volumosa em Rondônia, Acre, Amazonas e leste do Amapá e norte do Pará. Mesmo com a chuva, a sensação é de abafamento.

Terça-feira, 26

Sul

Uma nova frente fria se forma no Sul e se junta às instabilidades que já atuavam na região há alguns dias. Dessa maneira, tem previsão de chuva forte e volumosa, mais generalizada e com risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos, sobre o Rio Grande do Sul e oeste, sul e Serra de Santa Catarina. Em outras áreas do Sul a chuva também pode vir forte, mas mais isolada. Nas áreas de fronteira são esperadas as maiores rajadas de vento. Como o vento ainda não muda de direção, a sensação é de tempo abafado nos três estados.

Sudeste

Os ventos que vêm do Norte ganham força e por isso as temperaturas sobem em todo o Sudeste, garantindo uma tarde quente. Numa faixa que vai desde o norte fluminense até o norte mineiro, não tem previsão de chuva. Por outro lado, áreas de instabilidade se formam a partir da circulação de ventos em altitude e provocam mais uma vez pancadas de chuva com trovoadas, de maneira localizada mas que podem ser pontualmente fortes. No litoral fluminense, ventos sopram moderados.

Centro-Oeste

Na terça-feira, mais um dia de chuvas isoladas em forma de pancadas com trovoadas espalhadas pelo Centro-Oeste, após uma tarde quente. Trata-se de áreas de instabilidade que se formam a mais de 10 km de altura, o calor e um corredor de umidade da Amazônia. Além da chuva que pode ser forte, são esperadas trovoadas e ventos moderados. Na fronteira com o Paraguai, ventos sopram com mais de 60 km/h no fim do dia.

Nordeste

A condição para temporais continua na faixa norte do Nordeste por causa da borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Podem ocorrer trovoadas e até eventual granizo desde o Maranhão até o Ceará, mas de maneira bem localizada e atingindo uma ou outra cidade. Nas cidades do leste do Nordeste, a chuva vem mais fraca e no final do dia. Ventos sopram moderados, sobretudo em áreas litorâneas.

Norte

Na terça-feira, mais um dia de nuvens carregadas e sensação de abafamento na região Norte. Chuva pesada entre Pará e Amapá por causa de instabilidades tropicais e da Zona de Convergência Intertropical, inclusive em ambas as capitais. No Tocantins, não estão descartadas trovoadas e granizo eventual. Em outras áreas do Norte, a chuva vem mais isolada.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios