DestaqueMundoSaúde

Coronavírus: OMS decide nesta 5ª se declara emergência internacional

Organização Mundial de Saúde deixou para reunião nesta quinta a decisão sobre possível declaração de surto global de vírus surgido na China

Diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus pode declarar emergência internacional

Denis Balibouse / Reuters – 20.5.2019

Diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus pode declarar emergência internacional

A Organização Mundial da Saúde disse que vai decidir na quinta-feira (23) se deve declarar uma emergência global devido ao surto de um novo vírus semelhante à gripe com origem na China.

Se isso acontecer, será apenas a sexta emergência internacional a ser declarada nos últimos dez anos.

“A decisão é uma que eu levo muito a sério”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que estava preparado apenas para tomá-la com o volume de informações necessárias e a devida consideração.

A declaração foi feita depois que a OMS realizou uma reunião de um dia de um painel independente de especialistas em Genebra na quarta-feira.

Cresce número de mortos

As mortes pelo novo coronavírus da China subiram para 17 na quarta-feira, com mais de 540 casos confirmados, aumentando o medo de contágio de uma infecção suspeita de se originar de animais selvagens comercializados ilegalmente.

Acredita-se que a cepa anteriormente desconhecida desse coronavírus tenha emergido de um mercado de animais na cidade central de Wuhan, com casos agora detectados em lugares tão distantes quanto os Estados Unidos.

Wuhan decidiu suspender suas redes de transporte e aconselha os cidadãos a não deixarem a cidade, informou a mídia estatal na quinta-feira.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios