
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mobiliza cerca de 700 policiais por dia por meio da Operação Integrada de Grande Evento para garantir a segurança dos shows do cantor Gusttavo Lima e do DJ Alok, o primeiro show que aconteceu nesta sexta-feira (19) e sábado (20), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O planejamento da operação foi apresentado pelas forças de segurança nesta quinta-feira (18) e conta com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, além de representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.

A Polícia Militar mobiliza 538 policiais, incluindo equipes da Força Tática, Rotam, Raio, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran) e Cavalaria Montada, reforçando o policiamento ostensivo e preventivo durante os dias de evento.
O Corpo de Bombeiros Militar disponibiliza 115 militares, que atuam em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estrutura inclui quatro viaturas de salvamento, uma de combate a incêndio, uma ambulância avançada, três básicas e seis motos-resgate do Samu.
A Polícia Judiciária Civil está presente com uma unidade móvel para registro de ocorrências no local dos shows, além de um efetivo de 18 profissionais, entre escrivães, investigadores e um delegado. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também integra a operação, com a atuação de oito peritos.
O evento conta com monitoramento por câmeras de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, além do apoio das unidades móveis do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma unidade de rádio móvel reforça a comunicação entre as forças de segurança.
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realiza patrulhamento aéreo antes e durante o evento, oferecendo apoio em situações de resgate e suporte operacional.
De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o planejamento considera cenários críticos para garantir organização das forças de segurança e resposta adequada ao público.
A operação também envolve outros órgãos. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participa com oito policiais penais e oito agentes socioeducativos. A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza 30 agentes de fiscalização de trânsito, além do apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon.
A Justiça Estadual reforça as garantias aos cidadãos com equipes do Juizado Especial de Grandes Eventos, compostas por juiz e promotor, durante a realização dos shows.
Querência News/ Elisa Coelho
Informações: PMMT


















