AgriculturaBrasilDestaque

Morre Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto no Brasil

Ele tinha 83 anos e vivia em Rolândia, no Paraná

Morreu, nesta sexta-feira (29/01/21), em Rolândia (PR), o produtor rural Herbert Bartz, que ficou conhecido pelo pioneirismo no uso da técnica do plantio direto na agricultura brasileira. Ele tinha 83 anos, se tratava de uma pneumonia e sofreu falência múltipla de órgãos. Deixa esposa e dois filhos.

“Seu legado por uma agricultura melhor e mais sustentável no Brasil e no mundo todo será preservado nas ações e no coração de todos que difundem e praticam o Sistema Plantio Direto”, afirmou, em nota, a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, entidade da qual Bartz era fundador.

De uma família de origem alemã, teve sua história de vida contada em livros e diversas entrevistas. Com o uso do plantio direto na palha, Bartz, que chegou a ser criticado, trouxe uma revolução para o manejo do solo na agricultura. O sistema – baseado, principalmente, em mínimo revolvimento do solo, manutenção de cobertura e rotação de culturas – é largamente usado nas lavouras brasileiras, especialmente, de grãos, onde são feitas duas safras por ano.

 

 

Globo Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios