DestaqueMato GrossoPolícia

Delegado: Jornalista emprestava carro da imprensa para bandidos escaparem de abordagens em MT

 

O delegado Antônio Rocha Freire, que comanda as investigações da Operação Dissidência, deflagrada nesta quarta-feira (08/03/23), confirmou que o jornalista Juvenilson Dos Santos Martins, conhecido como Mr. Tripa, fazia o transporte de drogas da região Norte para Cuiabá em um veículo da imprensa. O profissional da comunicação foi um dos presos na ação, no município de Peixoto de Azevedo, onde atuava em um site de notícias.

Por ser jornalista e constantemente se deslocar a Cuiabá em um carro da imprensa, Juvenilson alegava aos parceiros que “dificilmente seria parado por viatura policial”. Nas investigações, segundo o delegado, ficou claro que Juvenilson fazia parte da facção Tropa Castelar como informante da organização criminosa.

“Vale ressaltar que um dos alvos presos tinha participação importante para uma das facções criminosas onde ele sedia um veículo da imprensa para transportar ilícitos e assim se furtar [escapar] da fiscalização policial”, destacou Freire. Em agosto de 2022, uma força-tarefa montada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar deflagrou a primeira fase da Operação Dissidência.

Em Sorriso, a polícia informou que a guerra entre facções pela disputa da venda de drogas havia aumentado em 450% o número de homicídios no município. O aumento de mortes e da criminalidade levou os policiais a iniciarem as investigações na região. Os mandantes dos crimes operavam de dentro do sistema penitenciário, de acordo com a polícia.

Além disso, a guerra entre o Comando Vermelho e a Tropa Castelar contou com o apoio de outra facção, o Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua principalmente em São Paulo e fornecia armas e drogas à Tropa.

“Outro fato interessante também e que foi identificado após a deflagração da operação é que uma dessas facções contava com o apoio estrutural de uma facção rival de São Paulo, que passou a fornecer estrutura de armamento e entorpecentes para que a facção mato-grossense se atualizasse e pudesse ir de frente a outra facção”, explicou o investigador.

OPERAÇÃO DISSIDÊNCIA – A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) composta por PF, PJC, PRF e PM, cumpriu 12 mandados de prisão em cidades da região Norte do Estado, nesta quarta-feira 9). Os policiais investigam integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios, torturas e tráfico de drogas.

O nome da operação se refere à rivalidade entre os integrantes da organização criminosa que não concordavam com o comando da facção em Sorriso, de acordo com a Polícia Federal. Por isso, eles saíram do grupo, que ocasionou aumento de homicídios no município.

Nativa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios