AgronegócioDestaqueInternacional

Milho: exportação cai 61,5% no 1º semestre; veja a tendência para o ano

De acordo com analista da StoneX, o recuo do primeiro semestre está relacionado ao menor estoque de passagem e à demanda interna aquecida

O milho foi um destaque negativo na pauta de exportações do primeiro semestre, com um grande recuo de 61,5% no volume, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Destaca-se que, na última semana de junho, houve um início de reação, com aumento do volume na comparação com as primeiras semanas de junho e com abril e maio.

Agora, a grande questão é se os embarques podem se recuperar no segundo semestre. A média dos últimos anos para o período é de 22 milhões de toneladas. Dessa forma, se em 2020 esse ritmo for mantido, o total do ano seria de 25,2 milhões de toneladas, queda de 41% em relação a 2019. Porém, a expectativa geral dos analistas é de 32 a 34 milhões de toneladas na segunda metade do ano, o que resultaria em 35 a 37 milhões de toneladas exportadas, mas ainda abaixo das 42,7 milhões embarcadas em 2019.

O analista da StoneX Etore Baroni projeta total entre 34 e 35 milhões de toneladas exportadas no acumulado deste ano. Segundo ele, o recuo do primeiro semestre pode ser explicado pelo fato de que a safra de verão foi muito próxima do ano passado, assim o estoque de passagem entre 2019 e 2020 ficou muito baixo. Com a demanda interna firme, houve pouca disponibilidade para exportação.

grafico milho 1

Baroni explica que é natural o movimento de exportação de milho ganhar força no segundo semestre, pois o Brasil é exportador da segunda safra, de forma que no primeiro semestre, o destaque fica para os embarques de soja. A colheita da safrinha do cereal está um pouco atrasada em relação à média, mas a tendência é de ganhar força ao longo de julho.

O analista considera que as projeções atuais são perfeitamente alcançáveis, pois já há praticamente 70% da safrinha atual comercializada, e perto de 23% da referente ao próximo ano, considerando mercado interno e externo. Essa inclusive é a comercialização mais adiantada já vista historicamente, de acordo com Baroni. Portanto, dentro do volume total projetado até o final do ano, há cerca de 26 a 27 milhões de toneladas já negociadas, indicando grande possibilidade de o volume embarcado atingir as previsões.

gráfico milho 2

Gráfico: StoneX

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios