BrasilDestaqueInvasãoNotícias

MST promove nova onda de invasões em vários estados do Brasil

O MST começou o 'Abril Vermelho', com a invasão de propriedades rurais, sedes do Incra e uma unidade da Embrapa

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou a chamada ‘Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária’, também conhecido por ‘Abril Vermelho’, com a invasão de propriedades rurais, sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e uma unidade da Embrapa.

Segundo o próprio movimento, as invasões começaram no sábado (15/04/23), com fazendas invadidas em Pernambuco, incluindo áreas na região metropolitana do Recife, zona da mata, agreste e sertão, sendo consideradas pelo MST latifúndios improdutivos.

No estado, uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também foi ocupada.

O MST alega que as terras são improdutivas, pertencem ao poder público ou são de empresas que faliram ou possuem irregularidades tributárias perante o estado.

Nesta segunda-feira (17), cerca de 200 famílias invadiram uma área da empresa de celulose Suzano, em Aracruz, no Espírito Santo. O MST já havia invadido três fazendas da Suzano na Bahia neste ano, que foram reintegradas pela empresa após decisões judiciais.

Além das fazendas e da Embrapa, superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foram invadidas em Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Na Bahia, cerca de 400 pessoas participaram de um protesto na entrada da Assembleia Legislativa da Bahia, tratando da reforma agrária e da violência no campo.

O MST pressiona o governo Lula para apresentar um plano de ações de reforma agrária e atender a demanda das famílias acampadas e assentadas. O movimento estima que cerca de 100 mil famílias vivem em acampamentos no Brasil.

Reação

Nesta segunda-feira (17), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), usou uma rede social para se manifestar sobre o que chamou de ‘movimento orquestrado.

 

Na semana passada, a FPA solicitou que autoridades federais e do estado de São Paulo iniciem uma investigação criminal e ações administrativas contra João Pedro Stédile, uma das principais lideranças do MST.

Stélide fez parte da comitiva do presidente Lula na China.

Ainda na semana passada, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar para impedir invasões de propriedades rurais em todo o Brasil.

A petição, protocolada na quarta-feira (12), ainda não foi objeto de análise do ministro Kassio Nunes Marques.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios