DestaqueGreveMato GrossoNotícias

MT- Policiais penais decidem manter greve suspensa e liberar visitas em presídios

A categoria se reuniu com o Governo nesta quarta-feira (5), apresentou uma proposta e decidiu manter a greve suspensa até a próxima reunião.

Os policiais penais, que estão em greve desde o dia 16 de dezembro, decidiram manter o movimento suspenso até o dia 3 de fevereiro, quando ocorre uma segunda rodada de negociações com o Governo do Estado.

A categoria foi recebida pelo secretário-chefe da casa Civil, Mauro Carvalho, na manhã desta quarta-feira (05/01/21), apresentou uma proposta e decidiu manter a greve suspensa até a próxima reunião, no início do mês que vem.

O governador Mauro Mendes (DEM) já havia comunicado que, caso retomassem a paralisação, as negociações voltariam à estaca zero.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) realizou nova assembleia-geral esta tarde, onde tomaram a decisão.

“Foi uma reunião extensa e pela primeira vez pudemos considerar reunião de negociação, porque nas outras o Governo foi muito taxativo, onde o sindicato não pôde mostrar dados”, explicou o presidente do sindicato, Amaury Benedito Paixão, à imprensa.

O Sindspen ainda aprovou a liberação de visitas nas penitenciárias e manterá estado permanente de assembleia-geral, podendo a categoria se reunir a qualquer momento.

A greve

Os policiais penais estão em greve desde o dia 16 de dezembro, cobrando equiparação salarial com as outras forças de segurança. Os policiais suspenderam a entrada de novos presos nas penitenciárias e cadeias do Estado e proibiram que os reeducandos recebam visitas.

Na tentativa de frear o movimento, a Justiça de Mato Grosso decretou a ilegalidade do movimento e estabeleceu multa diária de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

No entanto, a greve continuou e, na semana passada, Pedro Sakamoto determinou o afastamento de Amauri da presidência do Sindspen e estabeleceu multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

Na segunda-feira (3), quando o Governo confirmou que receberia a categoria para uma reunião, decidiram suspender o movimento.

 

Repórter MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios