BrasilClima TempoDestaqueMato Grosso

Pancadas de chuva, nebulosidade, trovoadas e granizo: confira a previsão do tempo para o fim de semana

Enquanto parte do país vai encarar acumulados de água, há localidades que contarão com predominância do tempo firme

O fim de semana será de chuva em pontos das cinco regiões geográficas do país. De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Climatempo, o sábado (15/10/22) e o domingo (16) serão marcados por pancadas de chuva. Elas são aguardadas, por exemplo, para boa parte do Sudeste.

Além da chuva, que pode ocorrer em três das quatro unidades federativas da região, o Centro-Oeste está em alerta. Isso porque a previsão do tempo indica a possibilidade de trovoadas e queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul e na faixa que engloba o oeste e o norte de Mato Grosso.

Nebulosidade é outra condição climática aguardada para algumas áreas do Brasil no decorrer deste fim de semana. Ela deve surgir sobre parte do Sul, norte do Espírito Santo, sul e leste da Bahia, Amazonas e sul de Roraima.

Pancadas de chuva x tempo firme

Apesar de a chuva aparecer pelas cinco regiões, o tempo firme também surgirá ao decorrer dos próximos dias. Nesse sentido, ele dará o tom em grande parte do Rio Grande do Sul ao decorrer de sábado. Na mesma data, o tempo firme também é esperado para Minas Gerais e o norte paulista.

Previsão do tempo com pancadas de chuva

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo.

Sul

  • Sábado

Tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul. Ainda chove no norte gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas de chuva são concentradas no período da tarde e ocorrem com moderada intensidade no centro-sul paranaense. Entre a costa catarinense e paranaense, temporais e chuva forte.

  • Domingo

A chuva se espalha mais. Chove forte no litoral do Paraná, em Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul. Tempo firme apenas da região de Uruguaiana (RS). Demais áreas com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia.

Sudeste

  • Sábado

O tempo firme predomina em grande parte de Minas Gerais e no norte de São Paulo. Nas demais áreas, a incursão de ventos úmidos favorecem a formação de nuvens carregadas, principalmente entre o litoral paulista e fluminense. As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada, mas são acompanhadas por trovoadas.

  • Domingo

Pancadas de chuva à tarde em São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Não chove no norte, parte do centro e leste mineiro, mas a nebulosidade já aumenta no norte do Espírito Santo e pode chover a qualquer hora do dia.

Centro-Oeste

  • Sábado

Pancadas de chuva permanecem ocorrendo no sul de Mato Grosso do Sul e norte e oeste de Mato Grosso. Esses acumulados são acompanhadas por trovoadas e não se descarta queda de granizo. Nas demais áreas da região, sol e tempo firme.

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

 

  • Domingo

Tempo firme no sul e leste de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e em Goiás. Ainda chove nas demais áreas da região, mas são pancadas mais isoladas, concentradas no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

  • Sábado

O tempo firme predomina com variação de nebulosidade em todo o interior da região, as temperaturas são elevadas e o ar seco é destaque. Em todo o litoral nordestino há formação de nuvens carregadas e pode chover isoladamente a qualquer hora do dia.

  • Domingo

A nebulosidade aumenta sobre o sul e o leste da Bahia e chove em vários momentos. O tempo segue firme e seco na maior parte da região, com chuva isolada concentrada no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e desde o Rio Grande do Norte até Alagoas.

Norte

  • Sábado

Pancadas de chuvas e trovoadas em toda a região, exceto no sul e centro do Tocantins. Os acumulados são elevados no oeste do Amazonas e chove durante todo o dia nas demais áreas — uma chuva mais isolada e pontual.

  • Domingo

Muita nebulosidade e chuva forte no estado do Amazonas e no sul de Roraima. O sol predomina nas demais áreas da região e chove forte no período da tarde. No centro-sul do Tocantins, tempo firme e seco.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios