DestaqueImpostosMato Grosso

Prazo para pagamento do licenciamento de veículos com placas final 1, 2 e 3 encerra neste mês em MT

Taxa pode ser emitida no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão

O licenciamento de veículos com placas final 1, 2 e 3 deve ser pago até o dia 31 de março. O calendário de pagamento continua em abril, para os veículos com placa final 4; em maio, para placa final 5; em junho, final 6, final 7, em julho; final 8, em agosto; final 9, em setembro; e encerra em outubro para os veículos com placa final 0.

A taxa pode ser emitida no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o cidadão pode emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em formato digital (arquivo em PDF), pelo site do Detran.

De acordo com o estado, a nova versão do documento é definitiva, não sendo mais emitido o licenciamento em papel moeda, o antigo “verdinho”.

O documento no formato digital ou em papel comum possui o mesmo valor jurídico do antigo, com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Licenciamento

O Detran-MT orienta aos motoristas que a emissão do licenciamento anual do veículo só poderá ser realizada após o pagamento de todos os débitos pendentes como a taxa de licenciamento, multas de trânsito e o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

O proprietário do veículo também deve se atentar quanto a restrições de ordem administrativa ou jurídica, como alerta de roubo, bloqueio determinado pela Justiça, pendência na comunicação de venda e inclusão de gravame pendente em caso de veículos financiados, uma vez que essas situações também impedem o licenciamento do veículo.

Outro fator que impede o licenciamento e também a transferência de propriedade é quando o veículo tem informativo de recall ativo e não tenha realizado, dentro de um ano, a substituição da peça ou a manutenção indicada pela fabricante.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios