BrasilClima TempoDestaque

Previsão do tempo: Instabilidades se espalham por diversas áreas do Brasil, mas ainda há locais com baixa umidade do ar; confira

Segunda-feira, 07/06/21

Sul

O tempo fica bastante instável, devido a fortes instabilidades em altitude, além de um sistema de alta pressão atmosférica presente no oceano, que empurra muita umidade contra a costa da região. Segundo a Somar Meteorologia, a chuva ocorre em forma de pancadas de intensidade moderada a forte, principalmente na metade leste de Santa Catarina e entre a Grande Curitiba e o litoral paranaense, áreas em que os volumes podem ser elevados.

Praticamente toda a região Sul terá um dia bastante fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva. Além disso, as temperaturas ficam amenas o dia todo, devido ao tempo instável.

No noroeste e no norte do Paraná, a chuva chega mais no final do dia e, antes disso, ainda chega a fazer sol e calor. Mar agitado no Rio Grande do Sul.

Sudeste

Uma frente fria avança rapidamente pela costa de São Paulo, trazendo condição para pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, com raios e rajadas de vento para a metade sul do estado. Na capital paulista, a chuva chega só à noite, na forma de pancadas isoladas, e o tempo fica nublado no litoral.

Nas demais áreas do Sudeste, nada de chuva ainda. O tempo segue bastante quente, com queda na umidade relativa do ar. O calor pode até ser mais intenso em Minas Gerais e na capital do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

A chuva segue concentrada no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, sendo que no sul do estado o sol nem chega a aparecer. As pancadas podem vir com intensidade entre fraca e moderada, e também com raios e rajadas de vento.

Nas demais áreas do Centro- Oeste, o tempo firme, quente e seco continua, e segue agravando a situação das queimadas na região.

Nordeste

A chuva segue concentrada entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, e entre o Ceará e o Maranhão. No leste nordestino, ventos que sopram do oceano mantêm a chuva nos estados, mas com menor intensidade.

Já mais ao norte, a Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de nuvens carregadas, aliadas a instabilidades no alto da atmosfera. Enquanto isso, nas demais áreas da região, o tempo é firme, quente e seco.

Norte

A área da chuva segue praticamente a mesma na região. No sul, centro e em parte do leste do Pará, assim como no sul de Rondônia e também no Tocantins, o tempo segue firme, além de quente e com baixa umidade relativa do ar. Atenção aos fortes temporais em Roraima e no Amazonas.

 

Terça-feira, 08/06/21

Sul

As condições de tempo seguem muito parecidas ao dia anterior. Quase toda a região enfrenta instabilidades, intercalando períodos de céu nublado e chuva mais fraca do que anteriormente.

Na fronteira oeste e em parte da Campanha gaúcha, não há mais condição para chuva, porém resta muita nebulosidade e o sol quase nem consegue aparecer. As temperaturas diminuem e ficam amenas em todo o Sul.

Sudeste

A chuva se espalha por quase todo o estado de São Paulo, além do sul mineiro, Costa Verde, Médio Paraíba e Grande Rio. As pancadas podem ter intensidade de moderada a forte, além de raios e rajadas de vento. No sul paulista, por exemplo, o sol nem chega a aparecer, com o dia permanecendo bem fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva, além de temperaturas amenas.

Na capital fluminense, a chuva chega apenas durante a noite. Em todas as demais áreas do Sudeste, todavia, nada de chuva ainda, e o calor segue predominando, com baixa umidade relativa do ar à tarde.

Centro-Oeste

A chuva se espalha pelas demais áreas de Mato Grosso do Sul. Atenção, pois há condição para chuva de moderada a forte, além de raios e rajadas de vento. No sul de Mato Grosso do Sul, o tempo segue bastante fechado e o sol nem chega a aparecer, intercalando entre períodos de chuva e céu nublado.

No entanto, em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, nada de chuva. O calor segue sendo o destaque, assim como a baixa umidade relativa do ar à tarde.

Nordeste

A área de chuva na região se amplia para Teresina (PI), boa parte do Ceará e interior do Rio Grande do Norte. No entanto, as pancadas são mais isoladas e alternam com períodos de sol.

No interior da Bahia, sul do Maranhão, metade sul do Piauí, sul do Ceará e oeste da Paraíba e de Pernambuco, faz muito sol e calor, com baixa umidade relativa do ar.

Norte

Segue chovendo nas mesmas áreas do dia anterior, na forma de pancadas de intensidade moderada a forte, com a presença de raios, devido a instabilidades tropicais desde o Amazonas até o Amapá.

No sul de Rondônia, sul e sudeste do Pará e no Tocantins, o tempo segue seco. Já no Acre e no norte de Rondônia, há pancadas isoladas e passageiras.

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios