DestaqueMato GrossoNotíciasQuerência

Querência: ll Simpósio de Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher

Novembro Laranja: Um caso bastante recorrente em Querência, onde mulheres grávidas também entram nessa lista de agressões físicas

Na tarde desta terça-feira, 19/11/2024, o debate foi realizado no CRAS, (Centro de Referência de Assistência Social), onde prestam apoio as mulheres vítimas de violência doméstica.

A defensora pública Amanda Gennari, disse que o Estado de Mato Grosso está em 1° no ranking de feminicídio no País.

” Estamos num País onde os números de violência contra mulheres são enormes” Disse Amanda, defensora pública de Querência e Ribeirão Cascalheira.

“A relação sexual sempre tem que ser consentida dentro ou fora do casamento” Continuou.

Amanda, trouxe para o debate a mudança de mentalidade a qual é necessária, pois o Brasil saiu de um sistema patriarcal, todavia, o machismo ainda impera dentro dos lares e de relacionamentos.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/DCkdzRUOURT/?igsh=MXFyYWRqNmtncmxp

Esse é um debate que parece não ter fim. Em maio de 2024 iniciou a conscientização sobre o tema, e durante o Agosto Lilás, o assunto foi bastante fortalecido. Contudo, a causa importa diariamente na luta pelo fim da violência doméstica.

Em outro momento do debate, Letícia Gomes, presidente do Conselho da Mulher, disse que a conscientização deve começar na escola e destacou que o resultado sai de dentro da instituição de ensino.

A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Juliane, ressaltou durante sua apresentação que a rede de proteção está a disposição para toda família que está em estado de vulnerabilidade.

Os números realmente assustam, e o site Querência News, traz quase todos os dias notícias tiradas de vários boletins de ocorrência sobre as agressões… Recentemente, duas mulheres gestantes foram agredidas, e uma delas foi agredida dentro do Hospital Municipal.

Por isso, a Rede de Apoio as Mulheres frisa a importância de discutir o assunto de forma científica.

“O objetivo geral é discutir de forma científica e dialógica o fenômeno social da violência contra mulher, com participação de pesquisadoras especialistas na temática, instituições governamentais, organizações da sociedade civil e a comunidade. Além disso, visa contribuir com a formação da Rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher do município de Querência–MT, que se trata de política pública do Estado do Mato Grosso”

O Juiz Wagner Plaza Machado Júnior, lotado na Comarca de Rondonópolis, participou em videoconferência retirando as dúvidas e trazendo esclarecimentos sobre o assunto em pauta.

O debate foi promovido pelo Conselho da Mulher, CRAS,CREAS, Aceq (Associação Comercial e Empresarial de Querência), representantes da Saúde, Educação, Conselho Tutelar,Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário.

Em casos de denúncias, basta ligar no 180, serviço público e gratuito do Governo Federal que informa, orienta sobre direitos e serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, além dos telefones 190 PM e 197 PJC.

O Conselho da Mulher em Querência também atende pelo número: (66) 3529-1468 (Whatsapp).

Por: Querência News/ Neryan da Hora / Elisa Coelho

Vídeo: Elisa Coelho

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios