DestaqueMato GrossoNotíciasPolícia

Tenente do Corpo de Bombeiros é excluída por facilitar licenças ao Malai Manso Resort

Tribunal de Justiça de Mato Grosso decide, por unanimidade, remover Yara Corrêa dos Santos do oficialato por prestar serviços particulares a empresários enquanto ocupava cargo público

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu, por unanimidade, excluir a tenente Yara Corrêa dos Santos do Corpo de Bombeiros Militar, após constatar que a oficial prestava serviços de assessoria privada a empresários, em paralelo ao exercício de sua função pública. A decisão foi proferida na última quinta-feira (21/08/25) pela Turma de Câmaras Criminais Reunidas, que acompanhou integralmente o voto do relator, desembargador Jones Gattass Dias.

As investigações apontaram que Yara atuava em benefício de empresas específicas, como o Malai Manso Resort, facilitando a emissão de licenças de segurança contra incêndio e cobrando valores abaixo dos legalmente estipulados. O Tribunal entendeu que a conduta configurou favorecimento indevido, conflito de interesse e quebra de princípios éticos e disciplinares exigidos do oficialato militar.

A decisão judicial seguiu a recomendação do Conselho de Justificação Militar, com base em inquérito policial e processo administrativo disciplinar, que concluíram pela incompatibilidade da conduta da tenente com a função pública. A Procuradoria-Geral do Estado, autora da representação, sustentou que a exclusão era necessária para preservar a integridade institucional do Corpo de Bombeiros.

A defesa da oficial alegou nulidades processuais e destacou seu histórico funcional, solicitando, de forma alternativa, sua permanência com reforma proporcional. No entanto, todos os pedidos foram rejeitados pelo colegiado.

Com a decisão, Yara Corrêa dos Santos perde todos os direitos relacionados ao posto de tenente, encerrando sua carreira na corporação. O caso representa uma aplicação rigorosa das normas de ética e disciplina militar no Estado.

Querência News/ Elisa Coelho

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios