DestaqueMato GrossoNotícias

Pesquisadores da UFMT e Instituto Butantan desenvolvem vacina contra a dengue

Universidade informou que a pesquisa está em estágio 3 de desenvolvimento, que consiste na busca por confirmar a eficácia e segurança da vacina

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Instituto Butantan desenvolveram uma vacina contra a dengue. O estudo está na fase final de testes e apresenta resultados positivos.

De acordo com a UFMT, dois estudantes de medicina da universidade, Matheus Duarte e Luciano Teixeira Gomes, participam da criação e apresentação da pesquisa.

A idealização e desenvolvimento ficaram a cargo do Instituto Butantan de forma simultânea, por meio do mesmo protocolo da UFMT.

Em Cuiabá, foi criado o centro de pesquisa para a vacina dentro do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), junto com o acompanhamento da UFMT e Instituto Butantan.

A universidade informou que a pesquisa está em estágio 3 de desenvolvimento, que consiste na busca por confirmar a eficácia e segurança da vacina.

Nesta fase, os pesquisadores selecionaram pacientes com dengue e observaram episódios febris ou outros eventos agudos apresentados. A fase seguinte é a de uso amplo e com estudos de controle.

A pesquisa foi desenvolvida por busca ativa de pacientes por mensagens e ligações, além de visitas domiciliares e atividades recreativas, entre outras atividades. Participaram da pesquisa 1.882 participantes, dos quais 88 foram desligados e 142 concluíram o acompanhamento até o fim de novembro de 2021.

Entre os resultados da pesquisa que se destacam estão 266 episódios de febre e nenhum evento adverso relacionado a vacina, entre os 21 casos relatados.

O estudo é um dos vencedores do Prêmio Severino Meirelles, desenvolvido pela UFMT.

Mato Grosso, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que analisa o período entre 2 de janeiro e 2 de abril de 2022, é o 7° estado do país com maior número de casos de dengue, com 14.260 registros.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios