BrasilChapada dos GuimarãesDestaqueMato Grosso

VÍDEO: arara-canindé pega ‘carona’ no ombro de ciclista em MT

Durante o passeio, a ave repete a palavra 'arara', enquanto curte o percurso junto aos ciclistas; arara-canindé está ameaçada de extinção

?O ciclista Jhonatan Borela, de 40 anos, deu ‘carona’ para um passageiro um tanto inusitado durante um treino de ciclismo realizado em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, no último domingo (23/06/24). Uma arara-canindé, espécie ameaçada de extinção, pousou no ombro de Jhonatan enquanto ele pedalava em uma estrada da região. Vídeo no link >>>> https://www.instagram.com/reel/C8tzu-1JQWj/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

O registro foi feito pelo educador físico Antônio Chumaer, que estava realizando um treino com um grupo de ciclistas no local. Nas imagens é possível ouvir a ave reproduzindo a palavra ‘arara’, enquanto estava pousada nas costas do ciclista.

“Nos sentimos abençoados e emocionados com o acontecido, foi uma benção ter a presença dela conosco durante nosso treino, é a primeira vez que tivemos contato com com um animal assim”, contou Antônio.

 

Antônio explicou que o grupo se reúne com frequência para treinar, já que participam de provas de ciclismo.

?A espécie

 

A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes as da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.

Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.

A arara-canindé costuma fazer ninhos em buracos em troncos, onde põem ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento nos bicos.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios