
Preocupada com a vulnerabilidade das famílias de baixa renda, a vereadora Beatriz Steffen protocolou na tarde desta quarta-feira (25/10/23), no gabinete do deputado federal, Emanuelzinho Pinheiro, um projeto entitulado “Marmita Solidária”.
O projeto de Bia, tem como objetivo implantar uma cozinha gerida em parceria com o setor público/privado, por meio da sinergia entre a secretaria de Assistência Social, pastorais de cunho religioso independente do dogma.
O projeto vem ao encontro do Programa Nacional “Cozinha Solidária” criado para garantir a segurança alimentar nos centros urbanos. O programa é integrado à ações do Fome Zero, política de integração social estabelecida desde 2003.
Com recursos advindos e geridos pelo poder público municipal e estadual, o projeto visa entregar 200 marmitas no horário do almoço de segunda a sexta-feira a preços bem abaixo do mercado.
Mais uma vez saindo na frente na região Araguaia, Querência deve ser o primeiro município a executar este programa como projeto piloto.
No primeiro momento deve ser providenciada a reforma e adaptação das instalações onde irá funcionar a cozinha com verba de R$ 450 mil viabilizada através do referido deputado.
Em seguida, devem ser adquiridos os equipamentos e materiais de consumo com mais R$ 150 mil através do Deputado Coronel Assis.
O projeto deve ainda gerar emprego já que serão necessárias pelo menos 2 cozinheiras e 2 ajudantes além de uma nutricionista.
Outro fator que deve agregar ao município é que os alimentos devem ser adquiridos da agricultura familiar e comerciantes locais.
Desta forma, além de atender as famílias mais carentes do município irá fomentar a economia do pequeno produtor.
Assessoria