
Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (07/02/25) na avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste de São Paulo. Ao menos duas pessoas morreram. O local fica próximo a pontos importantes da capital paulista, como a Marginal Tietê e o Allianz Parque. https://www.instagram.com/reel/DFx4Yvbut8T/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Onde foi a queda
Na avenida Marquês de São Vicente, altura do número 1874, importante via da zona oeste de São Paulo. Ela fica próxima a avenida Nicolas Boer, que cruza a Marginal Tietê em direção a zona norte. Pelo menos 20 linhas de ônibus municipais e intermunicipais passam no local.
Próximo ao CT do São Paulo e do Palmeiras. O avião caiu na mesma avenida que abriga os centros de treinamento de dois dos maiores times da capital paulista —a cerca de 450 metros do espaço do tricolor e 350 metros do alviverde. O Allianz Parque fica a cerca de 1,6 km. Os shoppings Bourbon e West Plaza também estão localizados na região.
Estação Barra Funda. A avenida Marquês de São Vicente fica bem próxima a estação Barra Funda do Metrô e da CPTM, onde milhares de pessoas passam diariamente se locomovendo entre São Paulo e cidades da região metropolitana, como Osasco e Barueri. A estação fica ao lado do Memorial da América Latina, espaço cultural importante do município.
Marginal Tietê. A avenida é paralela a Marginal Tietê, que cruza a cidade de leste a oeste. Do outro lado da ponte, na mesma altura do acidente, fica o Centro de Tradições Nordestinas, espaço que celebra a cultura e culinária dos estados do nordeste do Brasil.
O avião é do modelo King Air F90, que tem capacidade para oito pessoas e teria decolado nesta manhã do campo de Marte, na Zona Norte. A aeronave pertenceria ao advogado e empreendedor Márcio Carpena e teria sido comprado em 11 de dezembro do ano passado. Na manhã desta quinta-feira, ele postou uma foto nos stories do Instagram avisando que viajaria de São Paulo para Porto Alegre.
Há também um ônibus de prefixo 732, da viação Santa Brígida, atingido indiretamente. Uma senhora que estava no interior do ônibus e um motoqueiro que estava nas proximidades do local ficaram feridos.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), disse que foram acionados para local investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP).
“Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirma o comunicado.