
Você recebe muitas ligações de spam, provavelmente porque seu número de telefone foi obtido de alguma forma por essas empresas e indivíduos que realizam telemarketing ou golpes. Isso pode acontecer por diversos motivos, como: seu número foi exposto em um vazamento de dados, você o forneceu em sites ou aplicativos que vendem essas informações, ou ele foi discado aleatoriamente por sistemas de discagem automatizada.
Possíveis causas:
Vazamentos de dados:
Empresas podem sofrer violações de dados, expondo informações como números de telefone.
Venda de dados:
Algumas empresas podem vender seus dados pessoais, incluindo seu número de telefone, para outras empresas, incluindo aquelas que fazem telemarketing ou aplicam golpes.
Participação em promoções e concursos:
Ao participar de promoções ou concursos, você pode fornecer seu número de telefone, que pode ser usado para fins de telemarketing.
Discagem aleatória:
Sistemas automatizados de discagem podem ligar para um grande número de telefones aleatoriamente, na esperança de que alguns deles atendam.
Atendimento de chamadas de spam:
Se você atender ligações de spam, seu número pode ser marcado como ativo e ser usado com mais frequência por outros spammers.
Como reduzir as ligações de spam:
Não atenda chamadas de números desconhecidos:
Se você não reconhecer o número, não atenda. Se for importante, a pessoa entrará em contato novamente de outra forma.
Registre seu número no “Não Me Perturbe”:
A plataforma “Não Me Perturbe” permite que você bloqueie o recebimento de chamadas de telemarketing de empresas cadastradas na Anatel.
Use aplicativos de bloqueio de chamadas:
Existem aplicativos disponíveis para smartphones que podem identificar e bloquear chamadas de spam.
Denuncie as ligações de spam:
Se você estiver recebendo ligações abusivas, denuncie para órgãos de defesa do consumidor como o Procon ou para a Anatel.
Tenha cuidado com as informações que compartilha online:
Evite fornecer seu número de telefone em sites e aplicativos não confiáveis como explica a Kaspersky.