DestaqueMato GrossoNotíciasPolíciaQuerênciaTrânsito

Polícia Militar de Querência reforça orientações sobre acidentes de trânsito

Nos últimos 20 dias, a Polícia Militar de Querência atendeu cerca de 50 ocorrências de acidentes de trânsito, envolvendo casos com e sem vítimas. O número expressivo de registros levou a corporação a reforçar orientações importantes para os condutores sobre o que fazer após um acidente.

Em situações de acidente sem vítimas, o motorista tem o dever de remover o veículo da pista assim que possível, para evitar novos acidentes e garantir a fluidez do trânsito. A medida é prevista no Artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece multa de natureza média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem descumprir a regra. O veículo também pode ser guinchado.

Já nos casos em que o acidente resulta em vítimas feridas ou fatais, o procedimento é diferente. O local deve ser isolado e os veículos não devem ser removidos até a chegada da Polícia Técnico-Científica, responsável pela perícia. “Quando há vítima fatal, o local precisa ser preservado até a conclusão da perícia”, explica o comandante do batalhão da PM em Querência, Cap. PM André.

Cap. PM André

Em acidentes com vítimas, o atendimento envolve não apenas a Polícia Militar, que normalmente faz o primeiro contato, mas também a ambulância, responsável pelos primeiros socorros. Além disso, a Polícia Civil deve ser acionada para investigação, principalmente quando há indícios de crime de trânsito. Em rodovias federais, o atendimento é feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“A ideia de que o carro precisa ficar parado no meio da via, mesmo quando não há vítima fatal, é um mito”, reforça o comandante. Segundo ele, muitos motoristas resistem a retirar o veículo após pequenos acidentes por acreditarem que isso inviabiliza o boletim de ocorrência ou o acionamento do seguro. “Isso não é verdade. A ocorrência é registrada normalmente a partir dos relatos dos envolvidos e da perícia, quando necessária.”

“A prioridade é sempre preservar vidas, garantir o socorro rápido e evitar novos riscos”, destaca o Cap. PM André. A recomendação é clara: em acidentes sem vítimas, retire o veículo da pista. Em casos com feridos ou mortes, preserve o local e acione a Polícia e o socorro especializado.

Querência News/ Elisa Coelho

Informações: 19ª CIPM de Querência

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Ekstremt sundt: ernæringsekspert udnævnte det bedste alternativ til

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios