Bom Jesus do AraguaiaDestaqueMato GrossoNotícias

População denuncia cerâmica com forno a lenha no centro de Bom Jesus do Araguaia por poluição e riscos à saúde

Bom Jesus do Araguaia (MT) – Moradores do centro urbano de Bom Jesus do Araguaia denunciam que uma cerâmica instalada na região vem liberando fumaça e gases tóxicos na atmosfera, colocando em risco a saúde da população e provocando transtornos diários. A situação é grave: crianças, adolescentes e adultos, especialmente pessoas acima de 55 anos, têm apresentado problemas respiratórios devido à exposição contínua à poluição gerada pelos fornos a lenha da cerâmica.

A população alerta que a operação da cerâmica em área residencial é irregular. O empreendimento funciona sem o licenciamento ambiental exigido por lei, contrariando a Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê sanções penais e administrativas para atividades que causem poluição. A emissão de gases tóxicos também desrespeita os limites estabelecidos pelas resoluções do CONAMA e do CONSEMA, órgãos responsáveis pelo controle da poluição atmosférica no Brasil.

Além do risco à saúde, a situação tem impacto direto nas finanças públicas. O aumento de casos respiratórios sobrecarrega o Sistema Único de Saúde (SUS) do município, administrado pela prefeitura, gerando custos elevados e prejudicando o atendimento à população.

A população cobra ação imediata da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando fiscalização rigorosa para interromper a emissão de poluentes que afetam crianças e idosos, considerados os grupos mais vulneráveis. Moradores reforçam que a manutenção da cerâmica em operação representa um perigo contínuo, e que a situação exige intervenção urgente dos órgãos de fiscalização ambiental.

Especialistas em saúde pública e meio ambiente alertam que a permanência de atividades poluentes em áreas urbanas residenciais configura risco severo à saúde coletiva e reforçam a necessidade de medidas imediatas para cessar a operação da cerâmica até que todas as exigências legais sejam atendidas.

Reportagem: Allessandro Ferreira / Jornalista DRT / 999TO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios