BrasilDestaqueMato GrossoQuerência

Alerta de perigo: Calor vai aumentar e será extraordinário no Centro-Oeste do Brasil

Marcas extraordinariamente altas de calor são previstas para os próximos dias entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul

A onda de calor  ganhou ainda mais força no Centro do Brasil nesta segunda metade da semana com marcas extremas nos termômetros principalmente entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. A temperatura em alguns pontos deve ficar entre 43ºC e 45ºC, mas podem ser observadas máximas isoladas superiores, extraordinariamente altas e que podem fazer história.

Nesta última quarta, o Mato Grosso do Sul registrou máximas de 41,2ºC em Coxim; 41,0ºC em Nhumirim; 40,6ºC em Miranda; 40,5ºC em Água Clara; e 40,0ºC em Aquidauana.

Já no Mato Grosso, as máximas foram hoje de 42,6ºC em Cuiabá; 41,2ºC em Rondonópolis; 41,1ºC em Gaúcha do Norte; 41,0ºC em Porto Estrela 40,0ºC em São José do Xingu e 40,0°C em Querência.; 40,6ºC Barra do Garças e em Aragarças-GO.

O Noroeste de São Paulo teve calor muito intenso com 38,8ºC em Dracena assim como em áreas mais a Oeste do Triângulo Mineiro com 39,1ºC em Ituiutaba. No Norte de Minas Gerais, a temperatura máxima chegou aos 40,3ºC em São Romão. Tocantins, no Norte, teve 40,5ºC em Formoso do Araguaia. No Nordeste, o interior da Bahia anotou 40,1ºC em Ibotirama.

Nesta quinta,em Querência 40°C,o calor aumentou muito no Mato Grosso com máximas de 43ºC a 45ºC no Sul do estado, também na região de Cuiabá.

Marcas de 42ºC a 44ºC foram anotadas no Norte do Mato Grosso do Sul. O calor será intenso a extremo ainda em Goiás e Tocantins a tarde de máximas perto ou acima de 40ºC em muitas cidades nesta quinta.

Segue muito quente no extremo Norte de São Paulo, Oeste do Triângulo Mineiro e no Norte de Minas.

Cuiabá será a cidade mais importante do Brasil em termos de Meteorologia durante os próximos dias pelo calor que se espera fará na capital do Mato Grosso. O calor será excepcional mesmo para os padrões de Cuiabá, uma cidade conhecida por marcas extremas de calor nesta época do ano. A tendência é de máximas entre 43ºC a 45ºC na sexta, 44ºC a 46ºC no sábado, 43ºC a 45ºC no domingo, e 41ºC a 43ºC na segunda-feira.

Com possibilidade de marcas tão altas quanto 44ºC a 45ºC entre o final desta semana e o começo da semana, existe a possibilidade de Cuiabá quebrar o seu recorde histórico de máxima.

O recorde histórico de calor na capital do Mato Grosso, de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Meteorologia, é de 44,0ºC mas pode chegar a 47°C. A marca foi observada em 30 de setembro de 2020 numa enorme onda de calor que castigou vários países da América do Sul e trouxe marcas extremas para o Brasil.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios