O assessor Gideon Rosa esteve em uma reunião na sexta-feira (05/03/21), com técnicos da EMBRAPA Agrosilvipastoril; Territorial; Solos; Meio Ambiente; Geotecnologia; Cerrado; Informática Agropecuária; Pantanal e EMBRAPA Amazônia Oriental. Também participaram da pauta representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e da FAMATO. A informação foi retransmitida pela assessoria da AFAVA.
O Objetivo foi avançar na elaboração dos estudos para a definição do regime de uso para as áreas de uso restrito localizadas nos Vales do Guaporé e do Araguaia. Ainda este mês os técnicos prometem ter um esboço do plano de trabalho. A Secretaria de Meio Ambiente juntamente com alguns pesquisadores da Embrapa devem iniciar as visitas a campo já no mês de abril.
Na oportunidade, também foi tratado sobre a implantação no Estado de Mato Grosso do Comitê Estadual do Programa Nacional de Solos – PRONASOLOS. Esse Programa mobilizará dezenas de instituições parceiras na investigação, documentação, inventário e interpretação dos dados de solos do Mato Grosso e do Brasil.
A carência de informações detalhadas sobre os solos brasileiros é um sério problema para o desenvolvimento. Atualmente, o país dispõe apenas de levantamentos de solo de caráter geral, com mapas de pequena escala, fato que é ainda mais grave para o Mato Grosso, que tanto depende do seu solo para continuar crescendo.
Ascom Valmir Moretto