AgroDestaqueMato GrossoNotícias

MT- Silagem da rama da mandioca é apresentada como mais uma opção para o produtor durante estiagem

O método foi realizado em uma pequena propriedade e de resultado cinco toneladas de silagem que em 30 dias estará pronta para alimentar a criação

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promoveu um dia de Demonstrativo de Método (DM) para produtores de Guaratã do Norte-MT,com a finalidade de mostrar como é realizada a silagem da rama da mandioca. Por ter um alto valor proteico, o método resulta em uma silagem de qualidade e garante alimento para a criação durante o período de estiagem. O método complementa a silagem do capiaçu.

Na propriedade do produtor Lairton Borges, localizada na Comunidade São Pedro, o técnico da Empaer, Antonio Paulo Gedoz Barros explicou que entre 90 a 100 dias a silagem tem um teor de 20% de proteína. Segundo ele, o rendimento é outro chamariz, em um hectare plantado é possível produzir cerca de 30 toneladas.

Na prática, o plantio foi feito em rama corrida com distância em linha de 1,3 metros que facilitou a colheita com ensiladeira. O mesmo procedimento pode ser feito durante o ano de dois a três cortes dependendo da época do plantio.

“O ensacamento foi feito manualmente. A ideia é mostrar a técnica para alguns produtores para que possam recomendar a outros interessados”, destaca o técnico. O resultado final do demonstrativo de método é de 168 sacos de 30 quilos, cinco toneladas de silagem que, após 30 dias, já pode ser fornecida aos animais.

Antônio explica que se bem armazenada ela dura até três anos. “Com base em uma experiência realizada em 2018, até hoje a silagem está amarelinha com cheiro agradável. O importante é que não haja furo no saco”, destaca.

Outra característica é que pode ser triturada manualmente. “Nessa expediência, o tamanho da área era pequena, por isso, decidiu fazer a silagem ensacada facilitando o fornecimento para os animais. É mais pratico abrir os sacos e despejar no cocho. Nada impede que seja compactado com trator também, mesmo procedimento realizado com milho e capiaçu”.

Empaer/MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios