DestaqueMato GrossoNotícias

Família produz pequi gigante que chega a pesar mais de 2 kg em MT: ‘terra fértil’

Geralmente, os pequis pesam de 100 a 300g.

Uma produção de pequi localizada em uma chácara de São José do Xingu (MT) tem chamado a atenção da população devido ao tamanho do fruto. Alguns frutos colhidos na região chegam a pesar mais de 2 kg. Geralmente, os pequis produzidos no estado pesam de 100 a 300g.

O agrônomo Gustavo Matos Gonçalves contou que todos os anos ‘nascem’ pequis gigantes, mas afirma que não sabe o que acontece para que os frutos cresçam dessa maneira.

“Não sei dizer se é um pequi de uma espécie diferente, mas acredito que o solo fértil pode ter ajudado nesse processo. Aqui na chácara tem bastante pé de pequi, mas esse é o único que produz frutos desse tamanho”, disse.

Pequi gigante é vendido na cidade e para turistas que passam pela zona rural de São José do Xingu (MT) — Foto: Gustavo Gonçalves/Arquivo pessoal

Pequi gigante é vendido na cidade e para turistas que passam pela zona rural de São José do Xingu (MT) — Foto: Gustavo Gonçalves/Arquivo pessoal

Devido à alta produção, a família de Gustavo passou a comercializar os frutos na cidade, que fica a cerca de 11 km da chácara, e para turistas que apreciam o pequi.

Nesta semana, o prefeito de São José do Xingu, Sandro Costa, compartilhou fotos da produção da chácara nas redes sociais.

“Pequi gigante do Xingu. São José do Xingu, a capital do boi gordo, da soja e agora do pequi gigante”, disse.

Pequi gigante é produzido em São José do Xingu (MT)
Pequi

O pequi produzido no Cerrado é uma das maiores árvores do bioma, alcança até dez metros de altura e pode produzir até 6 mil frutos por ano. Geralmente, os frutos possuem de seis a 14 cm de comprimento por seis a 20 cm de diâmetro, e pesam até 300g cada.

Os frutos têm a casca verde-escuro e o caroço amarelo com espinhos fica abrigado pela polpa. Entre setembro e dezembro, o pequizeiro enche as regiões onde é encontrado de flores grandes e amarelas.

A partir de janeiro, começa o período da safra que vai até abril. Durante a safra, o pequi se incorpora na paisagem de Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins.

G1 MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios