BrasilClima TempoDestaque

Primeira onda de frio atinge o Brasil; confira a previsão

Frente fria vai derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão também indica ocorrência de geada

Uma forte frente fria seguida de uma massa de ar frio está se aproximando do Brasil. Segunda a previsão, e espera-se que cause uma queda significativa nas temperaturas e chuvas intensas em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com meteorologistas, essa é a primeira frente fria continental a atingir o país este ano e é esperada que tenha maior intensidade do que outras frentes frias que se dissipam após o contato com a umidade do oceano.

A frente fria continental é caracterizada por uma massa de ar frio vinda do extremo sul da América do Sul, que entra no continente pela Argentina e traz consigo uma grande quantidade de umidade.

Isso faz com que as chuvas sejam mais intensas e persistentes em comparação com outras frentes frias. É importante estar preparado para possíveis impactos causados pela mudança abrupta no clima, como quedas de temperatura, ventos fortes e enchentes.

Previsão na Região Sul

 previsão de temperaturas abaixo de zero e possibilidade de geada em áreas serranas, especialmente no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.

A previsão de geada na Região Sul continua na sexta-feira (21).

No sábado (22), há uma pequena possibilidade de geada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).

No sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.

Região Sudeste

No oeste de São Paulo, a temperatura pode ficar na casa dos 9°C nesta sexta-feira. Já no fim de semana, as temperaturas começam a subir gradativamente.

Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata.

Já no sábado, as mínimas voltam a subir e as máximas seguem amenas devido à nebulosidade.

No Triângulo Mineiro, as temperaturas também vão cair 7°C de quinta para sexta, com destaque para os municípios de Ituiutaba e Campina Verde, que terão mínima de 11°C.

Em Belo Horizonte, o frio será menos intenso, com queda de, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira. Vale destacar que, nesta semana, o impacto será maior nas temperaturas máximas da capital mineira, caindo de 27°C na quinta para 23°C na sexta.

Na cidade do Rio de Janeiro, também chama atenção a queda das temperaturas máximas.

O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as temperaturas vão cair, principalmente, no sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, na parte central do Goiás, incluindo a cidade de Goiânia.

No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas vão anteceder o frio. As informações são do Inmet.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios