BrasilClima TempoDestaque

Em Mato Grosso, excesso de umidade tem preocupado produtores, que necessitam de luz para os tratos culturais

Volume de chuva pode chegar aos 100 mm em áreas de Mato Grosso

Dezembro, janeiro e fevereiro terão chuvas acima da média histórica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No Centro-Oeste, as precipitações devem cair em maior volume em Mato Grosso. Nesse estado, aliás, tem produtor aflito com o excesso de umidade e a pouca luminosidade, o que atrapalha os tratos culturais.

Já em Mato Grosso do Sul, São Paulo e, principalmente, na região Sul, a tendência é de chuva abaixo da média. Entretanto, em janeiro o volume de água atinge a média histórica no Rio Grande do Sul. Porém, em fevereiro, a estiagem volta a incidir no estado.

Esse cenário é típico do fenômeno climático La Niña, que também se fará presente durante grande parte do outono. Assim, pouca chuva e muito sol elevam bastante as temperaturas bastante, principalmente nos três estados da região Sul. Na metade Norte, por outro lado, a tendência é de um verão com clima um pouco mais frio.

 

POR VICTOR FAVERIN

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios