BrasilDestaqueNotícias

Em post sobre pós-parto, Ministério da Saúde substitui mãe por “pessoa que pariu” e “o corpo de quem pariu”

Uma matéria publicada pelo site O Antagonista, mostra que o Ministério da Saúde, aderiu de vez à “ideologia de gênero” e “linguagem neutra”. Em uma campanha sobre cuidados pós-parto, o MS exclui o termo mulher e o que é pior, MÃE. O termo usado:  “o corpo de quem pariu” ou “pessoa que pariu”.

O site diz que, para os adeptos desta visão radical ideológica, mulheres biológicas transsexuais, que se identificam como homens, devem ser tratadas como homens, portanto a mera pressuposição de que apenas mulheres possam ser mães seria uma “transfobia”.

Ao assumir este discurso ideológico radical em textos oficiais, o governo federal levanta dúvidas sobre como segue o princípio da impessoalidade na administração pública. O Artigo 37 da Constituição Federal diz que a administração pública direta e indireta deve seguir seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Em postagem recente no site do Ministério da Saúde, sobre a campanha de distribuição de absorventes para a população, o texto também evita o termo “mulher”, com apenas uma menção a “meninas” no final. A palavra mais usada no comunicado, ao se referir aos destinatários do programa, é “pessoas”O programa de “dignidade menstrual” reconhece que a menstruação ocorre em “metade da população”, mas qual metade?

Para o biólogo geneticista Eli Vieira, pesquisador do tema, “a maioria dos transexuais verdadeiros, que são os que têm diagnóstico de disforia ou incongruência de gênero, não se interessa por esse tipo de controle da língua.” Vieira alerta que “um Ministério da Saúde deveria se interessar por certos fatos médicos ainda pouco compreendidos, como o efeito da terapia hormonal cruzada em homens trans que engravidam.”

Para o especialista, “a obsessão pela identidade da gestante está falando mais alto que o interesse pela saúde do bebê.”

Diz a postagem do Ministério da Saúde no X:

“Também conhecido como pós-parto, puerpério é o período que ocorre após o parto. Nesta fase, o corpo de quem pariu está em processo de recuperação passando por uma série de modificações físicas, emocionais e psicológicas.

Estima-se que o tempo médio do puerpério é de 6 semanas, começando imediatamente após o parto do bebê. Contudo, esse período pode ser variável de acordo com cada realidade, especialmente quando relacionado à amamentação. Durante esta fase, a pessoa que pariu ou vivenciou uma perda gestacional está readequando a sua rotina à nova realidade.

A consulta puerperal é realizada no período de quarenta e dois dias após o parto, com finalidade da conclusão da assistência obstétrica. Na Atenção Primária à Saúde recomenda-se uma visita domiciliar na 1ª semana após a alta do bebê.”

 

Foto: Reprodução/X e O Antagonista 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios