AgroDestaqueMato GrossoMilhoParanáSoja

Gasto médio com fertilizantes para produção de soja e milho aumenta no PR e em MT

No caso dos sojicultores de MT, a alta com fertilizantes chegou em 93%; já os produtores de milho do Paraná sofreram com um aumento de 150%

 

O Canal Rural conseguiu com exclusividade um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) em parceria com o Projeto Campo Futuro do Sistema CNA/Senar, que mostra a evolução da relação de troca – o chamado custo operacional – do milho e da soja nos estados do Paraná e Mato Grosso.

No levantamento, o Cepea também simulou os gastos médios com fertilizantes para a produção de soja e milho segunda safra.

No caso dos sojicultores de Mato Grosso, o custo com fertilizantes aumentou de 8,59 sacas por hectare para 16,63 sacas por hectare. Uma alta de 93%.

Já para os produtores do Paraná, os gastos representavam 6,69 sacas por hectare no ano passado e passaram para 13,25 sacas por hectare neste ano. Aumento de 98%.

Para o milho segunda safra de mato grosso, os custos com fertilizantes saíram de 11,2 sacas por hectare para 24,54 sacas por hectare. Uma alta de quase 120%.

Os gastos com o milho no Paraná subiram de 10,32 sacas por hectare para 26 sacas por hectare. O que representa um crescimento de 150%.

“O poder de compra foi reprimindo, sofrendo ajustes. Foi preciso aumentar a quantidade de soja e milho para ter os fertilizantes. Além disso, dentro do grupo de fertilizantes, temos o glifosato, que vem sofrendo forte ajuste durante o ano de 2021 e que reflete no total dessa elevação na quantidade de produtos agrícolas para fazer o fechamento da conta por hectare”, diz Mauro Osaki, pesquisador da área de custos agrícolas do Cepea.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios