CuiabáDestaqueMato GrossoNotícias

Idosa de 85 anos acorda após um ano de coma em hospital em Cuiabá

Em setembro de 2021, ela foi internada em decorrência de uma hemorragia digestiva. Durante todo esse tempo, ela permaneceu em estado vegetativo e recentemente apresentou melhoras significativas

Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, despertou após ficar um ano e dois meses em coma no Hospital Municipal de Cuiabá. Em setembro de 2021, ela foi internada em decorrência de uma hemorragia digestiva. Durante todo esse tempo, ela permaneceu em estado vegetativo e recentemente apresentou melhoras significativas.

De acordo com o hospital, ela também teve um quadro recente de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A equipe ainda contou que o quadro da idosa era instável e durante o período em que ficou hospitalizada, chegou a ser internada por alguns meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Luiza Gonzaga despertou do coma após um ano em hospital — Foto: Luiz Alves/HMC/Divulgação

Luiza Gonzaga despertou do coma após um ano em hospital — Foto: Luiz Alves/HMC/Divulgação

Após apresentar melhora, ela ficou acamada na enfermaria. Luiza não se comunicava e sua alimentação era feita por dieta forçada, nasoenteral e traqueostomizada. Ela permaneceu em estado vegetativo no home care do hospital por um ano e dois meses.

Para surpresa de todos, há dois meses dona Luiza apresentou melhoras significativas: começou a falar e aceitar dieta via oral. Acordada e comunicativa, foi retirada a traqueostomia e, hoje, ela não precisa mais de oxigênio.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios