Querência

Informativo Agrícola Querência: Encerramento do 19º Circuito Aprosoja MT,Guerra contra o Irã, Conab e demais assuntos

Os principais assuntos do agro desta última quarta-feira ( 18/6/25), foram destacados pelo presidente do Sindicato Rural de Querência, Osmar Frizzo;

O encerramento do 19º Circuito Aprosoja MT 2025, com a palestra “Será que estamos sozinhos?”, acontecerá no dia 24 de junho, às 19h, em Cuiabá, no Espaço Ágora do Hotel Gran OdaraO evento é gratuito e aberto ao público, com credenciamento prévio no local. O palestrante será o geofísico Sérgio Sacani. 

O evento marca o encerramento da 19ª edição do Circuito, que percorreu 32 municípios do estado com o objetivo de fortalecer o diálogo e levar informações e tecnologias aos produtores rurais de acordo com a Aprosoja MTA palestra de Sacani abordará a busca por vida extraterrestre e os avanços na exploração espacial. 
Para participar, basta comparecer ao local com antecedência para realizar o credenciamento, pois as vagas são limitadas informa a Aprosoja MT. 

✅ Entrada dos EUA na guerra contra o Irã coloca custos do agro brasileiro em risco:

O agro brasileiro, embora geograficamente distante do conflito, é profundamente dependente da estabilidade logística e energética mundial. Traço quatro principais impactos reais e imediatos ao agravamento do conflito:

  1. Disruptura logística global: com um possível bloqueio do Estreito de Ormuz, navios teriam que contornar longas rotas alternativas, aumentando tempo e custos de transporte. Isso afetaria diretamente o frete marítimo de fertilizantes e insumos agrícolas, que o Brasil importa em grande volume.
  2. Alta nos preços dos combustíveis e fertilizantes: o petróleo já começou a subir com a tensão no Golfo Pérsico, e analistas não descartam que o barril do tipo Brent ultrapasse os US$ 100 se houver de fato o fechamento do estreito. Isso encarece diesel, transporte, e também fertilizantes — que já vinham sofrendo pressões de preço após sanções sobre Rússia e restrições logísticas globais.
  3. Pressão sobre margens dos produtores: com custos logísticos, de insumos e de energia em alta, a rentabilidade das lavouras brasileiras pode ser comprometida. O milho, a cana-de-açúcar e a soja, culturas altamente dependentes de ureia e adubos nitrogenados, serão diretamente afetadas.
  4. Instabilidade cambial e inflação interna: o real tende a se desvalorizar diante do aumento do risco global. Isso gera dois efeitos simultâneos: aumenta o custo das importações e pressiona a inflação — justamente no momento em que o produtor já enfrenta margens apertadas e uma temporada de incertezas climáticas.

A Conab, ou Companhia Nacional de Abastecimento, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Ela é responsável por gerir políticas agrícolas e de abastecimento, visando garantir o atendimento das necessidades básicas da sociedade e fortalecer a agricultura familiar. A Conab também realiza levantamentos e avaliações de safras, publica informações estratégicas sobre o setor agropecuário e executa programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

E demais assuntos

Querência News/ Elisa Coelho

???? Iron Rodrigo Chaves

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios