DestaqueMato GrossoNotíciasQuerênciaSaúde

Junho vermelho,Sabe o por que? Este é o mês em que voltamos nosso foco a doação de sangue!

Já ouviu falar no Junho Vermelho? Essa campanha mundial incentiva a conscientização à doação de sangue e acontece durante todo esse mês. A ideia principal é destacar a importância desse gesto solidário durante todo ano e, principalmente, reabastecer os estoques dos bancos de sangue, que frequentemente ficam em níveis críticos.

Por que Junho?
A escolha de junho não é por acaso. Historicamente, é um período em que os estoques de sangue tendem a diminuir devido a fatores como o inverno e aumento de gripes e resfriados.

Com isso, a campanha em junho se torna ainda mais vital para garantir que pacientes em necessidade tenham acesso ao sangue e seus componentes.

A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. O sangue doado é fundamental em diversas situações, como:

  • Acidentes e traumas: Vítimas de acidentes automobilísticos, queimaduras graves e outras emergências que causam grande perda de sangue.
  • Cirurgias: Muitos procedimentos cirúrgicos, especialmente os de grande porte, exigem transfusões.
  • Tratamentos de câncer: Pacientes em quimioterapia e radioterapia frequentemente precisam de transfusões de sangue e plaquetas.
  • Doenças crônicas: Pessoas com anemia falciforme, talassemia e outras doenças hematológicas dependem de transfusões regulares.
  • Transplantes: Tanto o doador quanto o receptor podem precisar de transfusões durante o processo.

Durante o Junho Vermelho, diversas ações são realizadas para mobilizar a população, como a divulgação em campanhas de televisão e redes sociais, eventos e palestras e parcerias de hemocentros e bancos de sangue com empresas, ONGs e outras instituições para facilitar o acesso à doação.

Quem pode doar sangue?
Os requisitos básicos para doação de sangue incluem:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de consentimento dos pais ou responsáveis).

Pesar no mínimo 50 kg.

Estar em boas condições de saúde.

Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

Apresentar documento oficial com foto.

Existem outras condições e restrições que são avaliadas no momento da triagem clínica, como viagens recentes para áreas de risco, uso de medicamentos específicos, tatuagens recentes, entre outros. Por isso, é sempre importante conversar com a equipe do hemocentro (Unidade de Saúde).

@saudequerencia
@prefeituradequerencia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios